Conteúdo atualizado em 18.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
26/05/2023

Aplicativos de Acessibilidade Auditiva

"Aplicativos de Acessibilidade Auditiva" é um evento promovido pelo Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

A atividade está inscrita no Programa USP 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O objetivo do evento é orientar e apresentar aplicativos de acessibilidade auditiva em smartphones, que poderão capacitar o público 60+ com deficiência auditiva, no uso de smartphones como tecnologia assistiva comunicativa.

Comprovando que o celular pode fazer mais do que ligações ou navegar nas redes sociais.

Durante os encontros os participantes serão orientados sobre como usar alguns destes aplicativos, funcionando como um amplificador de voz, ou como transcritor de fala em texto.

Os interessados podem se inscrever e participar desta atividade até o dia 7 de junho. As atividades podem ser em grupo ou individuais, conforme a necessidade, com o limite de vagas de 10 pessoas por dia. E estão sendo oferecidas até 100 vagas.

A inscrição deve ser feita no link abaixo:

Os encontros serão realizados até o dia 7 de junho, às quartas-feiras, das 14h30 às 15h30, na sala de espera da Clínica Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP, localizada na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações podem ser obtidas por ligação ou mensagem de WhatsApp para Tatiane no telefone: (16) 99242-5463 ou no e-mail: tatiane_almeida@usp.br.

Regina Tangerino de Souza Jacob, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP esclarece que os aplicativos auxiliam na comunicação, porque podem entre outras coisas, transformar o celular em um microfone remoto, que pode ser colocado próximo ao falante principal em um evento com ruído de fundo, quando as pessoas estão de máscara.