Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 12.04.2024


TV USP Bauru é finalista em festival nacional

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
07/12/2020

TV USP Bauru é finalista em festival nacional

A TV USP Bauru, órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B), está mais uma vez entre os finalistas da 15.ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (evento que recebe trabalhos produzidos em todo o País).

 

É o sétimo ano que o núcleo bauruense chega à final e, agora, pela primeira vez, concorrendo na categoria ‘Documentário’, com um produto que mostra como o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP), o popular Centrinho, altera as vidas e as histórias das pessoas que moram em seus arredores.  

O FestAruanda é realizado anualmente em João Pessoa (PB) e, nesta edição, ocorrerá entre os dias 10 e 17 de dezembro, em formato híbrido (online e presencial), por conta da pandemia da Covid-19. No último dia do evento, são anunciados os vencedores.  

O produto da unidade bauruense escolhido para a final trata-se de uma espécie de minidocumentário denominado ‘Entornos do Centrinho’.

 

A proposta da equipe foi mostrar histórias de vizinhos do hospital que tiveram suas vidas completamente alteradas pela presença do Centrinho, como a dona de uma pensão que acabou adotando uma criança com fissura labiopalatina que fazia tratamento na unidade hospitalar.  

A equipe da TV USP Bauru é formada pela produtora Paula Marques (que também chefia a Seção Técnica de Comunicação e Cultura do Campus da USP Bauru), pelo jornalista Vitor Oshiro e pelo editor de imagens Guilherme Bacciotti.

A TV faz parte da Seção de Comunicação e Cultura, que é subordinada à Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B), e sua produção é exibida na TV Câmara Bauru e também nas mídias sociais.  

“Foi uma grata surpresa para a nossa equipe. Foi um ano bastante atípico e que tivemos que adaptar muito nossa produção por conta da Covid-19, focando mais em boletins factuais e parcerias com outros setores do campus. Este produto sobre os entornos do Centrinho foi feito logo nos primeiros meses e foi o único que inscrevemos no festival. Sermos selecionados para a final é um belo presente para os 10 anos da TV USP Bauru, completados recentemente em setembro”, comenta a produtora Paula Marques.  

Já o jornalista Vitor Oshiro ressalta a sensibilidade do produto finalista. “Sempre mostramos as vidas que são alteradas pelos milhares de atendimentos feitos no Centrinho. Desta vez, pensamos em evidenciar como o hospital faz girar a economia em seus entornos e como ele também muda a trajetória de quem mora ali do lado. São histórias muito bonitas e sensíveis de vizinhos que nutrem mais do que um elo geográfico com o Centrinho. Eles têm mesmo uma ligação de alma com o local”.  

“Ficamos muito felizes por termos esse produto específico escolhido para a final do FestAruanda. É uma linguagem um pouco diferente das nossas outras produções finalistas e que venceram o festival em edições anteriores. Fazer um documentário é algo que leva muito tempo. Então, fizemos algo mais enxuto e rápido, por sermos uma equipe pequena. E, mesmo assim, tivemos esse reconhecimento e vamos competir com ótimos documentários. É algo que mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo”, comemora o editor Guilherme Bacciotti.  
 
MAIS PRÊMIOS  

Esta é a 18.ª vez que a TV USP Bauru é finalista no FestAruanda ao longo dos últimos dez anos. Desse total de indicações, o núcleo de produção bauruense faturou sete prêmios nas categorias Melhor Programa, Melhor Reportagem e Melhor Interprograma na competição.  
 
SERVIÇO  

O documentário ‘Entornos do Centrinho’ pode ser assistido no link https://youtube/tpcQfdgoVWs.

Para conferir a programação completa da TV USP Bauru, acesse a página no Facebook (https://www.facebook.com/tvuspbauru) e o Canal do Youtube (https://www.youtube.com/tvuspbauru).

O site é o https://www.ccb.usp.br/tvusp. A programação também é exibida na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.  
 
Foto: Uma das entrevistadas do produto finalista é Wanda Suano, dona de uma pousada ao lado do Centrinho  

Crédito da foto: TV USP Bauru/Reprodução
 
 (Com informações de Vitor Oshiro, jornalista da TV USP Bauru)
 

 

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia