Recepção na USP encerra com atividade na praça

20/02/2014

Recepção na USP encerra com atividade na praça

Em 21 de fevereiro, último dia da “XVI Semana de Recepção aos Calouros 2014” na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) serão realizadas diversas atividades de extensão à comunidade bauruense.

A partir das 8h os calouros participam de um “Tour Bauru”, conhecendo pontos estratégicos da cidade.

O destaque da programação é a atividade "Saúde é o que interessa" que acontece das 9h às 12h, na Praça Rui Barbosa, com o objetivo de levar o calouro a participar de uma atividade prática de Promoção de Saúde com ações de prevenção e educação em saúde.

A atividade é coordenada por Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB e por Roosevelt da Silva Bastos, professor da Disciplina de Saúde Coletiva da FOB.

Na praça estará disponível uma mesa demonstrativa por meio de macro-modelos, para apresentação objetiva do padrão de normalidade em termos de saúde bucal, de fonoaudiologia e de doenças como a cárie e a doença periodontal.

Serão apresentados vídeos com desenhos animados educativos, e haverá distribuição de 300 kits de prevenção (contendo um folheto, uma escova de dentes, um tubo de pasta dental e um sabonete) que serão utilizados pelas crianças para realizarem uma sessão de escovação supervisionada.

Além destas atividades educativas e preventivas, o odontomóvel da Prefeitura Municipal estará no local para realizar exames clínicos com o objetivo de promover a prevenção do câncer bucal.

A atividade de prevenção do câncer bucal será coordenada pelo professor doutor Paulo SS Santos. Participam da atividade calouros, pós-graduandos em nível de mestrado e doutorado da FOB, além do apoio de diversos funcionários.

Esta atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, que cedeu a Praça Rui Barbosa, a Secretaria de Saúde cedeu o odontomóvel e o escovódromo, este último utilizado rotineiramente na Estratégia Saúde da Família da Unidade de Saúde do Parque Santa Edwirges.

Segundo o professor Roosevelt da Silva Bastos, o evento será um congraçamento entre os calouros e veteranos, apoiados pelos pós-graduandos e professores, com o objetivo de trazer à mente do recém-chegado, uma consciência social importante para o futuro profissional de saúde, tendo como foco a população da cidade de Bauru.

Em relação à fonoaudiologia, não há proposta de realizarem atendimentos. Serão realizadas orientações e esclarecimentos referentes a audição e voz.

No dia 21 de fevereiro, das 13h30 às 14h30, acontece a atividade “Professor, prepare e cuide da sua voz”, na EMEII Glória Cristina Melo de Lima, na Rua Rodrigo Romeiro, 3-47, Centro.

Participam da atividade, 110 crianças e 5 professores. A organização é do Departamento de Fonoaudiologia da FOB e a palestra será ministrada pela fonoaudióloga da Clínica de Fono da FOB, Millena Maria Vieira. Os calouros assistirão à palestra com os professores da EMEII, auxiliando a profissional no que for possível.

“Adote um sorriso”, atividade coordenada pela Disciplina de Odontopediatria do curso de odontologia da FOB/USP acontece também no dia 21 de fevereiro, das 13h30 às 14h30, na EMEII Glória Cristina Melo de Lima, localizada na Rua Rodrigo Romeiro, 3-47, Centro.

Calouros e pós-graduandos da FOB/USP dão orientações com relação à escovação correta e haverá distribuição de kits de higiene bucal às crianças. Devem participar da atividade educativa e preventiva de promoção de saúde, 110 alunos na faixa etária de 1 ano e 8 meses a 5 anos e 10 meses.

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)