Centro Cultural expõe esculturas de arame

24/05/2013

Centro Cultural expõe esculturas de arame

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais, da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) expõe até o dia 31 de maio, a mostra Arte Design “Ópera de Arame” do artista plástico e designer Robson Lazarini.

Trata-se de uma exposição inovadora, com 28 esculturas, onde o artista utiliza diferentes materiais, como o arame e reuso de peças descartáveis. A maioria das peças tem madeira e pedra, que são as bases das esculturas, para fixá-las e ter movimento e a posição que ele descreve na peça.  Além do arame, Lazarini utiliza os 8 pequenos fios coloridos que tem dentro do cabo de rede de computação.

Com relação ao nome da exposição, Lazarini esclarece que arame é o que define o trabalho, ópera em italiano quer dizer “trabalho”, e em latim é opus que é obra, então ficou a obra de arame.

Sua primeira exposição foi em maio de 2012, no Senac, e se chamou “Arte além dos olhos”, sendo uma atividade inclusiva, porque o artista convidou deficientes visuais para ver a exposição com as mãos.

Lazarini nasceu em São Paulo, mas reside em Bauru há 29 anos. A atividade artística se manifestou desde criança, porque na escola, mesmo na aula de matemática desenhava. Passou por todas as técnicas, desenho, grafite, tela, até descobrir a escultura, quando participou da “Interior Décor 2009”.

Nessa mostra, que foi um evento de decoração e design, expos móveis de madeira de demolição na cozinha goumert, e no home office fez uma mesa, um banco e uma escultura de arqueiro, onde utilizou arame com um pedal de bicicleta. O tema da mostra era sustentabilidade, então sua participação foi definitiva para despertar o interesse nesse tipo de trabalho.

Atualmente, Lazarini está investindo na atividade artística. Mas, a área que mais atuou em Bauru foi de carpintaria artesanal, onde fez vários trabalhos, como mobiliário em madeira maciça. Em 2013 formou-se em design de interiores pelo Senac Bauru.

“Esse trabalho na minha vida vem acrescentar em todos os sentidos, tanto emocional quanto profissional, e também mostrar para as pessoas um trabalho diferente, que tem – alma -, ele nasce de um pequeno pedaço e se torna um trabalho grande”, afirma Lazarini.

O artista está montando um atelier, que deve ser inaugurado em junho, denominado “Robson Lazarini Estúdio”. Ele vai fazer mobiliário, escultura e trabalhos autorais para design de interiores, inclusive paisagismo.

A exposição pode ser vista até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Cultural da USP, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru. Fone do Centro Cultural: (14) 3235-8394.

Informações ou encomendas de trabalho podem ser feitas no e-mail: robsonlazarini@gmail.com ou no telefone: (14) 8125-6493.