Bauru mobiliza-se para popularizar ciência

18/05/2010

Bauru mobiliza-se para popularizar ciência

Tendo como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a comunidade científica bauruense deu início à mobilização para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Bauru (SNCT 2010). Com a participação de representantes da comunidade científica regional, Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal da Educação e de segmentos ligados à produção e difusão de C&T, a Fatec-Bauru sediou no dia 12 de maio reunião preparatória para ações integradas.

Na pauta do encontro constou a definição de categorias para a Homenagem aos Cientistas; escolha do local para Festa da Ciência, que neste ano será no Sesi; criação de concursos de Desenho, HQ e vídeos de celular voltados para o incentivo à vocação científica em crianças e jovens e avaliação das ações dos eventos anteriores, entre outros.

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A ONU está estimulando todos os países a buscarem aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade. A SNCT busca trazer o tema para a sociedade com a promoção de atividades diversas de divulgação científica com a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade. Tudo de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

O campus da Universidade de São Paulo em Bauru participa desde 2005 das ações integradas da SNCT através de suas unidades Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) e Hospital de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP). A Coordenadoria do Campus Administrativo de Bauru (CCB/USP) é apoiadora estrutural do evento. A promoção é da Coordenação Regional Bauru da SNCT, organizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para saber mais sobre a SNCT em todo o Brasil, acesse http://semanact.mct.gov.br