Acontece na FOB/USP 51º Encontro do GBMD

14/07/2015

Acontece na FOB/USP 51º Encontro do GBMD

No período de 22 a 25 de julho será realizado o 51º Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é uma promoção conjunta do GBMD, FOB e das agências de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ana Flávia Sanches Borges, professora da Disciplina de Materiais Odontológicos da FOB e presidente do 51º Encontro do GBMD informa que este encontro surgiu há muitos anos atrás e o último realizado na FOB foi em 2003, sob a coordenação do professor doutor Ricardo Marins de Carvalho, hoje professor em Vancouver, no Canadá.

A professora acrescenta que este será o quarto encontro do GBMD na FOB.  “Esse encontro é bem simbólico porque é o primeiro dos próximos 50 anos, e a comissão organizadora uniu o Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos e o Departamento de Prótese da FOB, que resultou numa interação muito boa entre os professores e os alunos de pós-graduação dos dois departamentos”.

A programação do evento vai enfocar os conceitos básicos de materiais odontológicos e também discutir áreas afins, que são necessárias para materiais odontológicos, com a participação de profissionais de Física, Química, Engenharia e assuntos de interesse comum para a Odontologia, que são as células tronco, com pesquisas que interagem com materiais odontológicos para aplicação e que avançam na área de pesquisas básicas.

Um dos temas a ser discutido no congresso é elucidar a questão da utilização do mercúrio na odontologia, por meio do amálgama dentário. A palestra será realizada no dia 23 de julho, das 8h30 às 10h, “Visão atual dos efeitos do mercúrio sobre a saúde ocupacional e o meio ambiente”, com Gelson Luis Adabo, professor da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unesp.

Na palestra será discutida a posição da odontologia frente a esta questão, tendo em vista a Convenção de Minamata sobre o mercúrio, realizada em Kumamoto, no Japão, em 10 de outubro de 2013, que determinou que até 2020 todo o ambiente de trabalho que contém mercúrio, os objetos precisam ser extintos, com o objetivo de proteção à saúde humana e do meio ambiente.

O 51º Encontro do GBMD é direcionado para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais. São esperados 440 congressistas, procedentes de todos os estados do Brasil e dos países: Perú, Chile, República Dominicana, Bolívia, Equador e Paraguai.

Foram inscritos 350 resumos de trabalhos científicos que serão apresentados em três categorias: graduação, pós-graduação e profissionais, sendo que este ano os trabalhos serão apresentados em painéis eletrônicos.

Informações adicionais no site:  http://www.gbmd.com.br/hotsite/