Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
05/12/2011

Acontece na USP plebiscito por educação

Um grupo de professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) se mobilizou e está realizando um plebiscito da Campanha Nacional “10% do PIB para a Educação Pública Já!”

A votação é aberta à participação de qualquer cidadão brasileiro e acontece no dia 5 de dezembro até às 17h e no dia 6 de dezembro, das 8h às 17h, no Centro Cultural do Campus de Bauru da USP, localizado na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Um Manifesto da Campanha Nacional questiona "Por que aplicar já 10% do PIB nacional na Educação Pública?"

Conforme o Manifesto, a educação é um direito fundamental, e pode ampliar a leitura de mundo e comprometer com uma sociedade justa e igualitária. Por isso, a luta dos trabalhadores na constituinte buscou assegurá-la como “direito de todos e dever do Estado”.

No entanto, o Estado brasileiro não cumpre sua obrigação Constitucional. O Brasil possui mais de 14 milhões de analfabetos totais e 29,5 milhões de analfabetos funcionais (PNAD/2009/IBGE) – cerca de um quarto da população está alijada de escolarização mínima.

Esses analfabetos são basicamente provenientes de famílias de trabalhadores do campo e da cidade, notadamente negros e demais segmentos explorados na sociedade.

As escolas públicas – da educação básica e superior – estão sucateadas, os trabalhadores da educação sofrem inaceitável arrocho salarial e a assistência estudantil é localizada e pífia.

O Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira (1997), a partir de um diagnóstico da realidade educacional, indicou metas para a universalização do direito de todos à educação que implicavam em um investimento público da ordem de 10% do PIB nacional.

Naquele momento, o Congresso Nacional aprovou 7%, percentual vetado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e veto mantido pelo governo Lula da Silva. Hoje o Brasil aplica menos de 5% do PIB nacional em Educação.

Passados 14 anos, a proposta do governo para o novo PNE em debate no Congresso Nacional define a meta de 7% do PIB para a Educação em... 2020!

Tendo em vista as informações deste Manifesto Nacional, o voto de cada cidadão brasileiro é de extrema importância!

Aproveite esta oportunidade e vote por 10% do PIB na Educação Pública Já!