FOB-USP comemora 10 anos em Rondônia

28/11/2012

FOB-USP comemora 10 anos em Rondônia

Neste dia 30 de novembro (sexta-feira), a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) promove o evento “FOB-USP em Rondônia: 10 anos de Pesquisa, Ensino e Extensão Universitária”. O objetivo é mostrar a história, a experiência acumulada e os resultados do projeto iniciado em 2002. A abertura acontece no teatro da faculdade às 8 horas.

Estão programados o lançamento do livro “Odontologia e Fonoaudiologia - Dez anos de Práticas Clínicas e Políticas Públicas em Projeto de Extensão: FOB-USP em Rondônia”; um seminário com a presença de  coordenadores de projetos de Extensão Universitária da USP e  a Exposição Interativa e Descritiva “Por dentro do FOB-USP em Rondônia”.

A exposição apresenta elementos sensoriais que buscam aproximar a realidade vivida no Norte do país durante as expedições, para dentro da FOB. A mostra reproduz o caminho de uma expedição, desde a importância da USP, o histórico do projeto, a preparação dos alunos, a viagem até o destino e as características do município de Monte Negro, RO.

Também serão apresentados os procedimentos em Odontologia e Fonoaudiologia, tanto na área urbana, como na área rural e algumas curiosidades, depoimentos e perspectivas futuras. Todo o material será apresentado em forma de fotos, vídeos e elementos sensoriais, com a sensação de estar na própria Floresta Amazônica, utilizando os equipamentos portáteis utilizados no projeto. A exposição ficará aberta ao público no Hall de Entrada da FOB-USP, a partir do dia 30 de novembro de 2012, das 8h às 18 horas.

“A experiência, as estratégias e táticas postas em prática e os resultados alcançados pelo projeto podem fornecer subsídios básicos para que universidades, faculdades, cursos isolados, enfim instituições de ensino superior entendam o modelo implantado e iniciem ou modifiquem seus próprios projetos em benefício da comunidade científica e da população em geral”, informam os coordenadores do projeto, professores Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos.

8 horas: Abertura oficial

8h45: Lançamento do livro e visita à Exposição descritiva e interativa em comemoração aos 10 anos do Projeto “FOB-USP em Rondônia: Uma Experiência para a Vida!”

9h30: Coffee break

10 horas: Palestra: “Projeto FOB-USP em Rondônia: 10 anos de Experiência para a Vida”. Profa. Dra. Magali de Lourdes Caldana (Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP). Prof. Dr. José Roberto de Magalhães Bastos (Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP)

11 horas: Palestra: “Atuação do ICB5/USP em Rondônia”. Prof. Dr. Luis Marcelo Aranha Camargo (Professor Doutor do Instituto de Ciências Biomédicas – USP)

12 horas: Almoço