Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
30/03/2022

Impactos da pandemia na comunicação de crianças

Isabela Spin Rondina, aluna de graduação do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) está realizando a pesquisa de Iniciação Científica “Potenciais impactos da pandemia da COVID-19 na comunicação social e habilidades pragmáticas de crianças pré-escolares”.

O trabalho tem a orientação de Simone Hage, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

A pesquisa

A pesquisa objetiva analisar os potenciais impactos da pandemia da COVID-19 na comunicação social e habilidades pragmáticas de crianças pré-escolares, favorecendo possíveis alterações de condutas clínicas para as crianças pré-escolares na faixa etária de 2 a 6 anos e 11 meses, que vivenciaram esse período.

A importância deste estudo está em identificar se o isolamento trouxe influência negativa no desenvolvimento da linguagem da criança, na sua capacidade de ajustar sua comunicação às situações e aos outros com quem conversa e de expressar suas necessidades, emoções e informações.

A pesquisadora convida os pais de crianças de 2 a 6 anos a participarem da pesquisa, preenchendo o questionário no link abaixo, que levará em média 8 minutos para ser respondido.

Isabela Spin Rondina ressalta a importância da participação dos pais para contribuir com os resultados da pesquisa, e acrescenta que as informações possuem sigilo absoluto e a identidade do participante não será divulgada.

A pesquisa possui apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está sendo realizada no campus da USP.