Bauru sediou Encontro Brasileiro de Cariologia

06/04/2015

Bauru sediou Encontro Brasileiro de Cariologia

Nos dias 13, 14 e 15 de abril a cidade de Bauru sediou o II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cariologia (EBPC). O evento busca promover entre pesquisadores do país a discussão sobre o tema cárie e atualizá-los sobre as novas perspectivas de diagnóstico, prevenção e tratamento das lesões dentárias, além de fortalecer a troca de experiências.

O encontro aconteceu no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

A professora Ana Carolina Magalhães, presidente da Comissão Organizadora do II EBPC, informa que esta “é uma oportunidade única de discussão e interação entre diferentes grupos de pesquisa do país envolvendo temas como currículo em Cariologia, o uso racional do fluoreto, microbiologia da cárie dentária, erosão dentária, diagnóstico e avaliação de risco à cárie”.

Estudos epidemiológicos e clínicos em Cariologia, e inovações no tratamento das lesões de cárie também estiveram na pauta.

O II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cariologia (EBPC) reuniu pesquisadores brasileiros de uma das áreas que mais tem crescido em produção científica na odontologia. Apesar do declínio da prevalência da doença cárie em níveis globais, esta ainda é uma preocupação no nosso país. Além da cárie dentária, outras lesões dentárias têm ganhado destaque na área de Cariologia, como a erosão dentária e a hipomineralização molar-incisivo.

Atualmente, o embasamento científico adquiriu papel fundamental na tomada de decisão do profissional, sendo responsável também pela mudança nas práticas preventivas e terapêuticas de caráter individual e coletivo.

Neste sentido, a possibilidade de atualização e o contato com pesquisadores de destaque trazem benefícios inegáveis à população acadêmica. O processo multiplicador de conhecimento, por sua vez, leva esses conhecimentos à população em geral, informam os organizadores.

A FOB-USP localiza-se na Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.