TUSP apresenta peça Paraíso em Pedaços

02/05/2013

TUSP apresenta peça Paraíso em Pedaços

Prossegue em Bauru o IX Circuito TUSP de Teatro – Teatro sem Pausa, numa parceria com a Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Serão apresentadas duas peças teatrais gratuitas, às 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP): no dia 4 de maio, “Paraíso em Pedaços” e no dia 5 de maio, “Mateus 10”.

O Circuito é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas na USP, e conta com a parceria de outros espaços públicos do interior do estado, como os teatros municipais e as seções de atividades culturais dos campi universitário.

Paraíso em Pedaços é baseado no mito do Andrógino e na longa jornada em busca da essência e da outra metade. Uma história fantástica e de aventura. Um convite à reflexão sobre as relações modernas, a violência, o consumismo, a devastação de costumes e recursos naturais do planeta. Inspirado nas infinitas iconografias de uma terra chamada Brasil. Espetáculo adulto de teatro visual com direção internacional de Idit Herman (Clipa Theater/ Israel), com performance de Marcos Becker e Marilia Ennes (Brasil). Duração: 1h20. Classificação: 12 anos.

A peça foi produzida pelo “Coletivo C.E.P”, que foi criado na intenção de investigar os limites e convergências entre arquitetura, design, música, dança, teatro físico e visual.

Com uma plataforma que une artistas de diferentes segmentos, investiga formas inovadoras de apresentar a linguagem da performance, promovendo cooperações nacionais e internacionais para a criação de cada novo espetáculo. Atualmente conta com a colaboração de artistas dos seguintes países: Brasil, Suíça, Israel, Finlândia, Austrália e Argentina.

Mateus 10

Em Mateus 10 Otávio é um pastor em ascensão, que entra em crise com sua atividade, quando se apega de forma quase obsessiva a uma passagem da Bíblia em que Jesus renega sua família, mãe e irmãos, em função dos seus seguidores e discípulos. A partir de então, Otávio passa a desenvolver e a pregar uma nova doutrina. O desejo obsessivo de negar o conhecido em função do novo, a qualquer custo, o leva à beira da loucura. Para instaurar uma nova ordem ele precisa de um fato que mude os rumos da sua vida e é a partir dessa atitude que a trama se desenrola.

No segundo ato da peça, Carlos, marido de Thereza, figura ambígua que invade a vida de Otávio, promove um churrasco em sua casa onde os fatos virão à tona sem que tomem o rumo esperado pelo pastor. Otávio tenta confessar seu crime, o que não é aceito pelos outros. Ele acaba por ser expulso da igreja, sem que no entanto, nenhuma nova ordem se instaura.

O texto é de Alexandre Dal Farra, com direção de Alexandre Dal Farra e João Otávio. Duração: 1h. Classificação: 12 anos.

Para assistir a peça “Mateus 10”, no domingo, dia 5 de maio, haverá distribuição de ingressos limitados a 50 pessoas, uma hora antes do espetáculo, ou seja, a partir das 19h.

A peça foi produzida por “O Tablado de Arruar”, que surgiu em 2001 e, inicialmente, tinha o objetivo de trabalhar com teatro de rua para se aproximar do tema que mais interessava aos integrantes: a metrópole e suas contradições. Depois surgiu a necessidade de se dirigir para a sala, no intuito de esmiuçar assuntos que a rua não permitia tratar.

Oficina Teatral

O Circuito TUSP vai realizar uma Oficina de Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro, nos dias 4 e 5 de maio, das 14h às 18h, no Centro de Convivência do campus de Bauru da USP.

A oficina objetiva compartilhar procedimentos de composição teatral, a partir da expressão corporal, do estudo do movimento, da dança e do teatro físico. Serão abordados aspectos como: aquecimento, alongamento, dilatação corporal, anatomia, partituras físicas, dinâmicas rítmicas e espaciais, e construção de pequenas narrativas sem o uso de palavras.

A oficina é indicada para estudantes e interessados em expressão corporal, com idade a partir de 15 anos. Os interessados em participar dessa atividade devem enviar e-mail com o currículo artístico para: xykoperes@usp.br

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações nos telefones: (14) 8174-6273 ou (14) 3235-8394.

Foto: Paraíso em Pedaços