Ortodontia: Prof. Janson é o segundo mais influente

20/11/2019

Ortodontia: Prof. Janson é o segundo mais influente

A revista American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics traz em sua edição deste mês (11/2019) a classificação dos pesquisadores mais citados mundialmente na área da Ortodontia. O professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva e vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), Guilherme Janson, destaca-se na vice-liderança deste ranking.

Para se chegar aos mais produtivos em citações pelos pares, os responsáveis pelo levantamento analisaram todos os artigos de revistas de Ortodontia que estavam incluídas no Journal Citation Reports de 2016, publicados entre 2007 e 2017. Os resultados fazem parte do estudo “Current trends in Orthodontic Journals listed in Journal Citation Reports. A bibliometric study” ("Tendências atuais das revistas de Ortodontia listadas no Journal Citation Reports. Um estudo bibliométrico").

Os 10 primeiros

São autores da pesquisa, Juan Ignacio Aura-Tormos, Verónica Garcıa-Sanz, Filomena Estrela, Carlos Bellot-Arcís, and Vanessa Paredes-Gallardo, pesquisadores do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Valencia, Espanha.

Para o professor Janson, a presença de um cientista brasileiro neste cenário demonstra que a Disciplina de Ortodontia da FOB-USP está produzindo artigos científicos de boa qualidade, em quantidade significativa e, consequentemente, reflete que a Ortodontia nacional e a ciência brasileira estão em um nível acadêmico excelente. “Essa boa classificação representa o resultado do trabalho que temos realizado durante toda a vida acadêmica e clínica”, lembra.

“Comparando-se com o passado, demonstra uma grande evolução científica ocorrida na área, que é o objetivo dos órgãos governamentais”, diz. O professor Guilherme Janson possui pós-doutorado em Toronto, Canadá, é diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e, além de vice-diretor da FOB, é superintendente substituto “pro tempore” do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, em Bauru.

Jornalista Luís Victorelli (MTb 21.656)