Conteúdo atualizado em 26.04.2024

USP dispõe de manual de identidade visual

27/09/2013

USP dispõe de manual de identidade visual

Em 12 de setembro, no campus de Pirassununga foi realizado o Workshop de Gestão da Comunicação (GECOM) “A identidade visual da USP”, contando com a participação de profissionais da área de comunicação da Universidade e convidados.

O campus de Bauru foi representado pela jornalista Marianne Ramalho, assessora de comunicação da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e Rubens Kazuo Kato, chefe do Setor de Tecnologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do evento foi rever e atualizar as sugestões propostas no relatório de identidade visual de 1966, elaborado por uma comissão presidida pela professora Myriam Krasilchik, com a proposta de criar um manual de identidade visual da USP.

A programação constou de duas palestrantes: Mariana Montoro, coordenadora de Marketing do Governo do Estado de São Paulo e Sandra Maria Ribeiro de Souza, professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Durante a palestra, a professora Sandra Maria apresentou o site:  http://www.scs.usp.br/identidadevisual/?page_id=14  cujo objetivo é disponibilizar à comunidade USP e demais interessados, os elementos oficiais de identidade visual e imagem institucional da Universidade, tendo em vista que circulam, principalmente na internet, diversas versões e desenhos que tiveram o padrão original alterado.

O site disponibiliza os arquivos mais importantes, em vários formatos, que estará em constante aperfeiçoamento até se concluir um sistema de identidade visual e um manual de identidade da Universidade, que deverá ser lançado oficialmente até o final de 2014.

Também são apresentadas recomendações para utilização dos elementos de identidade visual, seguindo a indicação de pesquisadores da área.

Este trabalho de normatização dos usos da marca USP é uma iniciativa do GECOM - Grupo de Gestão da Comunicação da Superintendência de Comunicação Social (SCS), criado em 2011, com o Grupo de Trabalho Identidade Visual, incluindo professores da área de comunicação visual da USP, desenvolvida a partir de trabalhos anteriores realizados na Universidade.

Por meio de formulário no site, é possível encaminhar dúvidas, propostas e sugestões sobre o tema da identidade visual e da imagem institucional da USP.

Com a coordenação de Lupercio Tomaz (SCS – Superintendência de Comunicação Social) a comissão é integrada pelos seguintes profissionais:

Profa. Sandra Maria Ribeiro de Souza (ECA – Escola de Comunicações e Artes)

Prof. Dorinho Bastos (ECA - Escola de Comunicações e Artes)

Prof. Vicente Gil Filho (FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)

Prof. Chico Homem de Melo (FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)

Thais Helena dos Santos (SCS - Superintendência de Comunicação Social)

George Campos (SCS - Superintendência de Comunicação Social)

Cinzia Araújo (Edusp – Editora da USP)

Augusto Paulo (PUSP-C – Prefeitura do Campus da Capital)

Foto: Profissionais da área de comunicação da USP no Workshop do GECOM em Pirassununga

Crédito da foto: Marcos Santos (SCS/USP)