Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
17/11/2023

Centro Cultural realiza exposição de xilogravuras

A exposição de xilogravuras “Biomas do Brasil – Transparências e Opacidades” pode ser vista no Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP) até o dia 30 de novembro.

A mostra é da artista plástica Natália Bispo, com curadoria da artista e da produtora cultural Ana Maria Barbosa Machado.

A exposição exibe 12 quadros de xilogravuras e 12 impressões de xilogravuras em tecido, e foi uma série pensada a partir das relações com a natureza e como podemos ter diferentes perspectivas sobre um mesmo tema ou figura, que nesta exposição se encontram em dois suportes diferentes: tecido e papel.

O título da exposição é um desdobramento da visualidade da série: Biomas do Brasil, no qual foi pensada a partir da relação da artista com a natureza, por ser uma temática recorrente em seus trabalhos.

Como é um assunto que discute as relações com o meio ambiente e os seres que os habitam, retratar esses animais vai ao encontro de uma abordagem de contemplação de nossas riquezas naturais e identitárias, bem como a necessidade de considerar uma convivência de mais respeito e equidade.

"Transparências e Opacidades, vem dar significado a diferentes formas de olhar para o mesmo trabalho. A transparência dos vidros das gravuras emolduradas, nos dá uma visão do trabalho, sendo uma maneira tradicional de exposição, já o papel ao qual a gravura está impressa, revela a sua opacidade, em que não é possível ver além do papel...os tecidos translúcidos, ficam distribuídos de forma mais próxima do observador ganhando movimento e transparecendo o que está por trás deste tecido”, informa a artista Natália Bispo.

A ARTISTA E A XILOGRAVURA

A xilogravura a princípio é uma técnica milenar de reprodução de imagem ou texto, de forma simplificada, xilogravura é uma espécie de "carimbo" feito de madeira, onde ao entalhar a matriz (chapa de madeira) com as goivas (uma ferramenta utilizada para gravar madeira ou outros materiais), se realiza uma imagem reprodutível.

Xilo significa madeira e gravura significa gravar, é uma técnica milenar de reprodução da imagem, mas que no período do movimento expressionista na arte, se tornou uma linguagem de expressão compondo uma das linguagens das ditas artes gráficas.

Natália Bispo tem formação em Licenciatura em Artes Visuais, concluída no ano de 2013 e pós-graduada em Arte-educação. Bispo tem mais experiências no âmbito da arte-educação, e recentemente conseguiu explorar mais possibilidades enquanto artista visual independente. Realizou projetos culturais com idosos e adolescentes e desta forma tem trabalhado dentro das artes
visuais.

É a primeira vez que expõe seus trabalhos no Centro Cultural da USP. A artista gosta da linguagem do desenho, vídeo, aquarela e pintura. Trabalha com a xilo desde quando a conheceu na universidade, e desde 2012 vem pesquisando esta linguagem e desenvolvendo a técnica. Através dela aplica oficinas, vivências e arte-educação.

Finalizando, a artista ressalta a importância que a atividade artística tem em sua vida. “A arte foi caminho de transformações para mim, através dela descubro fatos sobre minha pessoa, me sensibilizo e desenvolvo a imaginação. Vejo que a atividade artística move muitas perguntas, e cria diferentes respostas, que muitas vezes ficam em aberto. Portanto, ela representa parte de quem me tornei hoje, é minha profissão e levo esse olhar para todos os lugares que passo. A arte me dá sentido de vida e por isso sinto desejo de compartilhar essas experiências com as pessoas”.

Serviço:

Exposição de xilogravuras “Biomas do Brasil – Transparências e Opacidades”

Artista: Natália Bispo

Curadoria: Ana Maria Barbosa Machado e Natália Bispo

Período: Até o dia 30 de novembro

Local: Centro Cultural do Campus USP de Bauru

Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 17h (exceto em feriados)

Contato: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)

Foto: Natália Bispo com a obra "Tuiuiú" sobre tecido

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural do Campus USP de Bauru)