Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


TUSP Bauru discute peças de Tennessee Williams

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B
26/03/2015

TUSP Bauru discute peças de Tennessee Williams

No período de março a junho de 2015 será realizado em Bauru o Programa TUSP de Leituras Públicas Ciclo XIII – “Tennessee Williams em um Ato”. A primeira leitura aconteceu no dia 28 de março, às 16h, no Espaço Protótipo, na Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro. A entrada é gratuita.

A primeira obra discutida foi “Esta Propriedade está condenada” (1946), de autoria de Tennessee Williams. A peça narra o encontro de duas crianças que se encontram nos trilhos de trem, onde compartilham fatos cruéis com a ambígua relação entre brincar de inventar histórias e relatar atos abomináveis como se estivessem em um jogo de verdades e mentiras.

O Programa TUSP de Leituras Públicas faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do Teatro da USP e propõe, a cada ciclo, a leitura de peças de diferentes autores pelos presentes, em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP.

No XIII Ciclo, “Tennessee Williams em um Ato”, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas do autor, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão - seja ela sexual, racial ou social - é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.

Catorze textos foram selecionados para este ciclo, que ocorre entre março e junho nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

O Programa de Leituras Públicas é uma realização do TUSP Bauru, com promoção conjunta da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e apoio do Espaço Protótipo.

                                                     O autor

O dramaturgo Tennessee Williams nasceu em 26 de março de 1911, em Columbus, Mississippi, nos Estados Unidos (EUA). Após a faculdade, ele se mudou para New Orleans, cidade que iria inspirar muita de sua escrita.

Em 31 de março de 1945, sua peça, The Glass Menagerie estreou na Broadway e dois anos depois Williams ganhou seu primeiro Prêmio Pulitzer, com a peça Um Bonde Chamado Desejo. Muitas das peças de Williams foram adaptadas para o cinema, estrelado por grandes nomes da tela como Marlon Brando e Elizabeth Taylor. Williams morreu em 1983.

Foto: O dramaturgo Tennessee Williams

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia