Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
20/10/2022

Acontece em Bauru o 19º Circuito TUSP

O 19º Circuito TUSP-Teatro da Universidade de São Paulo acontece de 21 a 23 de outubro, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), com entrada franca e aberto à participação da comunidade em geral.

Desde 2008, o Circuito TUSP de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público do interior do estado de São Paulo, com a apresentação de espetáculos e workshops sempre gratuitos.

Os espetáculos são selecionados por edital público e abertos a todo o Brasil, na perspectiva de democratização e pluralidade dentro das artes cênicas.

PROGRAMAÇÃO

No dia 21 de outubro (sexta-feira), às 16h a peça “O Amigo Fiel” do Grupo Sobrevento de Teatro.

Sinopse: João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e para as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho. O dono do moinho pede muitos favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel. Com humor e delicadeza, os atores assumem sua presença em cena: ora se apresentam como narradores, ora representam os personagens da história, ora manifestam seu ponto de vista para criticar determinados comportamentos, tanto do dono do moinho como de João, explorando o lirismo da obra e o distanciamento épico em um jogo teatral entre a ficção e a realidade.

Texto: Oscar Wilde
Direção e dramaturgia: Sandra Vargas
Assistência de direção: Lourenço Cherubini
Atores-manipuladores:  Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini e Liana Yuri.

Dia 22 de outubro (sábado), às 19h a peça “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” do Grupo Desembargadores do Furgão.

Sinopse: A Fabulosa Tenda dos Charlatães é um espetáculo cômico de máscaras teatrais balinesas. A peça mescla as linguagens das máscaras balinesas e teatro popular de rua, convidando o público a embarcar em um universo fantástico e ao mesmo tempo familiar. Uma trupe de charlatães ganha a vida encantando seu público com números tradicionais de circo executados por personagens bastante excêntricos.

Orientação Artística: Gabriel Bodstein
Elenco: Amanda Schmitz, Ana Pessoa e Marcelo Moraes
Contrarregra e Operação de boneco: Mariana Rhormens

Dia 23 de outubro (domingo), às 19h a peça “Brian ou Brenda?” de Rieser Produções Artísticas

Sinopse: Baseada em um episódio conhecido como um dos mais trágicos da psiquiatria, a peça conta a história de Brian. Depois de uma operação malsucedida logo após o nascimento, em que seu pênis é cauterizado, ele é submetido a uma redesignação sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposição de crescer em um corpo que não é seu, no entanto, afeta a sua própria vida e a de todos ao seu redor.

O texto começou a ser escrito em 2015, quando Franz Keppler foi contemplado em um edital de dramaturgia do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2018, o grupo foi contemplado na 1ª edição do Prêmio Cleyde Yáconis, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fábia Mirassos, Jui Huang, Juliana Caldas, Kay Sara e Paulo Campos, pessoas com diferentes origens, condições físicas, etnias e identidades de gênero.

O Teatro Universitário da FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações com Xyko Peres, produtor cultural do TUSP no telefone do Centro Cultural do Campus USP de Bauru (14) 3226-6256 ou no telefone (14) 98174-6273.

Foto: “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”

Crédito da foto: Ricardo Avellar