Fapesp destaca parceria da FOB, HRAC e UNC

14/10/2015

Fapesp destaca parceria da FOB, HRAC e UNC

A edição de setembro (Ed.235) da Revista Pesquisa Fapesp aborda a retomada de parceria entre as unidades da USP em Bauru -FOB e HRAC- e o Craniofacial Center da Escola de Odontologia da Universidade da Carolina do Norte (UNC), Estados Unidos.

Na reportagem Conexões Cultivadas, assinada pelo jornalista Fabricio Marques, que traz uma abordagem sobre as 12 edições dos simpósios FAPESP Week realizadas em oito países estrangeiros desde 2011, as professoras do campus USP de Bauru, Inge Trindade e Ivy Trindade-Suedam, relataram a experiência de reaproximação entre as instituições brasileira e americana.

O evento que marcou o reencontro foi o simpósio FAPESP Week Carolina do Norte, realizado em novembro de 2013 nas cidades norte-americanas de Charlotte, Raleigh e Chapel Hill.  “Trabalhamos de forma colaborativa desde os anos 1990, quando o professor Donald Warren era diretor do Craniofacial Center, mas a parceria perdeu ímpeto depois que ele se aposentou”, explica Inge Trindade, professora da FOB, que participou da FAPESP Week. “Já era nossa intenção retomá-la, mas o evento acelerou o processo”, informa a revista.

Intercâmbio

Das conversas, ainda segundo a publicação, foi definido um intercâmbio em estudos sobre reabilitação de pacientes com fissuras no palato e outras anomalias craniofaciais. “Essas fendas são fechadas cirurgicamente quando o paciente ainda é um bebê, mas ao longo do crescimento surgem deformidades e disfunções que prejudicam a respiração, a fala e o sono”, diz a professora Inge.

O novo convênio ainda não foi assinado, mas o intercâmbio já foi reativado. Ivy Trindade-Suedam, professora da FOB, foi convidada a atuar como professora associada adjunta da Faculdade de Odontologia da UNC Chapel Hill e um de seus alunos, Thiago Freire Lima, bolsista de mestrado da FAPESP, fez um estágio sanduíche de três meses no Cranofacial Center, sob supervisão de Luiz Pimenta, mestre pela FOB-USP e diretor odontológico do Craniofacial Center.

Leia reportagem completa:

Leia edição integral da Revista Pesquisa:

Foto (divulgação): Dr. Luiz Pimenta, dentista, diretor do Craniofacial Center, School of Dentistry, University of North Carolina (UNC); Dra. Silvana Barros, dentista, professora associada do Departamento de Periodontia; Profª Ivy Trindade-Suedam, da FOB e HRAC-USP e associada adjunta da UNC.