Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Professores da FOB mais influentes em ranking

13/11/2023

Professores da FOB mais influentes em ranking

A USP é a universidade brasileira com o maior número de pesquisadores na lista (244). Do total dos cursos de Odontologia da Universidade de São Paulo listados(18), 12 são da FOB (66,67%), 4 são da FORP (22,2%) e 2 são da FO (11,1%).

A edição 2023 da "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" da Editora Elsevier, em parceria com a Universidade de Stanford (EUA), aponta 12 pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru entre os que mais influenciam a comunidade científica mundial.

Dentre os 100 mil cientistas que são listados no ranking, o Brasil aparece com 1.294 pesquisadores, dos quais 528 (40,8%) são ligados a instituições do Estado de São Paulo. A USP é a universidade brasileira com o maior número de pesquisadores na lista (244). Em relação às demais universidades paulistas, a Unicamp aparece em segundo lugar com 89 pesquisadores, a Unesp com 67, a Unifesp com 26 e a UFABC com 16 e a UFSCar com 12, o mesmo número que a FOB.

Do total de pesquisadores dos cursos de Odontologia da USP listados (18), 12 são da FOB (66,67%), 4 são da FORP, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, (22,2%) e 2 são da Faculdade de Odontologia, FO São Paulo, (11,1%).

“Para a FOB é uma grande honra ter 12 dos nossos docentes nesta seleta lista, o que representa o reconhecimento à qualidade da pesquisa que é feita na nossa Escola e ao trabalho árduo e exemplar não apenas dos docentes envolvidos, mas de toda a equipe que envolve seus alunos de graduação e pós-graduação e também os servidores que dão apoio às atividades de pesquisa”, informa a diretora da FOB-USP, Marília Buzalaf.

A diretora acrescenta que os resultados alcançados são coerentes com a avaliação obtida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, “que é um dos mais produtivos da área da Odontologia, bem como com as avaliações de ranking internacionais, que colocam a Odontologia como a área mais bem avaliada da Universidade de São Paulo”.

Os 12 pesquisadores e suas respectivas áreas

Gustavo Pompermayer Garlet (BAB - Histologia), Marília Afonso Rabelo Buzalaf (BAB-Bioquímica), Paulo Cesar Rodrigues Conti (BAP - Prótese), Marco Antonio Hungaro Duarte (BAD - Endodontia), Daniela Gamba Garib Carreira (BAO - Ortodontia), Guilherme dos Reis Pereira Janson (BAO - Ortodontia), Estevam Augusto Bonfante (BAP - Prótese), Alberto Consolaro (BAE - Patologia), Ana Carolina Magalhães (BAB - Bioquímica), Clovis Monteiro Bramante (BAD - Endodontia), Diana Gabriela Soares (BAO - Dentística), Rogério Leone Buchaim (BAB (Anatomia).

Deste ranking, 4 pesquisadores de destacaram também como mais influentes ao longo da carreira: Gustavo Pompermayer Garlet, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, Paulo Cesar Rodrigues Conti e Ana Carolina Magalhães.

Conheça o ranking

O ranking da Editora Elsevier, que está em sua quinta edição, classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação e é elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford. A atuação dos autores é analisada por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

A metodologia utiliza o índice composto de citações (c-core), calculado com base em seis parâmetros: número total de citações (exceto autocitações); índice H; índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice Hm); número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é um único autor; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor ou o primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor. A seleção final inclui os 100 mil melhores cientistas com maior pontuação (c-score), mais os 100 mil cientistas classificados entre os 2% com maior pontuação (c-score) para cada subárea de conhecimento.

O resultado fornece um conjunto público e padronizado de informações sobre os cientistas, que são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2022 e aqui a lista dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira. E veja no quadro abaixo o total de cientistas do Estado de São Paulo, distribuído por instituição.

Luís Victorelli, com informações do Jornal da USP.