Saúde Coletiva da FOB é premiada pela SBPqO

18/09/2015

Saúde Coletiva da FOB é premiada pela SBPqO

Durante a 32º da Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), duas pesquisas ligadas à área de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) foram premiadas. Os trabalhos envolvendo saúde bucal e cirurgia bariátrica tiveram orientação da professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres, associada do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da faculdade bauruense.

Com o trabalho intitulado “Perfil de saúde sistêmica e bucal de pacientes candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em sistema privado” o graduando de Odontologia Victor Mosquim ficou com o primeiro lugar do Prêmio “Myaki Issao”, área de Saúde Coletiva. A pesquisa é parte da dissertação de Mestrado, a ser defendida no próximo dia 05 de outubro pelo pesquisador Celso Roberto Passeri. O trabalho envolveu graduandos, pós-graduandos, egressos e docentes.

São autores: Victor Mosquim, graduando de Odontologia FOB-USP; Celso Roberto Passeri, mestrando na área de Odontologia em Saúde Coletiva da FOB-USP e chefe da equipe de Cirurgia Bariátrica do Hospital Amaral Carvalho de Jaú; Jacira Caracik Andrade, mestranda na área de Odontologia em Saúde Coletiva da FOB-USP e endocrinologista do Hospital Amaral Carvalho; Nathalia Coimbra Pereira, doutoranda na área de Odontologia em Saúde Coletiva na FOB-USP; Gerson Foratori-Junior, egresso da FOB-USP;  Arsenio Sales-Peres, professor associado da área de Saúde Coletiva na FOB-USP e professora Silvia Helena de Carvalho Sales-Peres, orientadora.

A outra conquista foi na Categoria Oral, área de Saúde Coletiva. O doutorando Francisco Juliherme Pires de Andrade ficou em primeiro lugar com o trabalho intitulado  “Análise da inatividade mastigatória por meio de fadiga mastigatória em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica: Estudo preliminar”, parte da sua tese de Doutorado.

São autores: Francisco Juliherme Pires de Andrade, doutorando na área de Odontologia em Saúde Coletiva da FOB-USP; André Luiz Souza, aluno da prática profissionalizante na FOB-USP; Ana Celia Pavenloski Costa, mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOB-USP; Celso Roberto Passeri, mestrando na área de Odontologia em Saúde Coletiva da FOB-USP e chefe da equipe de cirurgia bariátrica do Hospital Amaral Carvalho de Jaú; Paulo Cesar Rodrigues Conti, professor Titular da área de Prótese na FOB-USP; Arsenio Sales-Peres, professor Associado da área de Saúde Coletiva na FOB/USP e a professora Silvia Helena de Carvalho Sales-Peres, orientadora.

Cada premiação recebeu o valor de R$1.500,00. A professora Silvia, responsável pela orientação dos projetos, atua na interface entre obesidade e condições bucais desde ano de 2006 e integra, como líder, o Grupo de Pesquisa no CNPq “Transtornos alimentares e obesidade – adulto, infantil e bariátrica”.

A 32º da Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) foi realizada de 04 a 07 setembro em Campinas, SP. A SBPqO é a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR) e este evento é considerado o mais importante da pesquisa odontológica brasileira.

Foto: Os pesquisadores da área de Saúde Coletiva da FOB-USP premiados na 32º na Reunião da SBPqO, Victor Mosquim e Francisco Juliherme Pires de Andrade. Ao centro, a professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres, orientadora dos projetos.