Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Campus USP de Bauru na luta contra a Dengue

Luís Victorelli
28/03/2016

Campus USP de Bauru na luta contra a Dengue

Desde 2010 o campus USP de Bauru conta com uma força-tarefa voltada à prevenção e combate à dengue. Em forma de mutirão, integrado por servidores do Setor de Manutenção, toda segunda-feira são executadas ações preventivas de limpeza, detecção e eliminação de possíveis focos de criação do mosquito Aedes aegypti.

Nas áreas internas atingidas pelo mutirão e externas, compostas pelo entorno do campus, a equipe recolhe material de descarte e fiscaliza locais, inclusive áreas verdes, que podem gerar pontos de criação. Também são promovidos trabalhos de eliminação de águas paradas em canaletas, calhas e lajes dos prédios.

O servidor Paulo Roberto da Silva, um dos voluntários do mutirão, informa que em determinados períodos do ano são instaladas armadilhas em locais estratégicos para monitoramento e captura de mosquitos e posterior identificação da espécie.  “Embora num determinado local não haja foco de criação, não significa que não exista a presença do mosquito. Este inseto pode percorrer distâncias num raio aproximado de 800 metros”, observa Paulo.

O chefe da Seção de Manutenção da PUSP-B, Edson Gaspar, informa que nestes seis anos de mutirão constatou-se uma diminuição drástica dos criadouros do mosquito.  Fiscalizações realizadas por agentes de vetores da Prefeitura Municipal de Bauru e pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) não detectou focos de criação com larva do mosquito no período de 2011 a 2014, com apenas um foco encontrado em 2015 e um em 2016, já eliminados.

Embora a equipe do mutirão tenha tido sucesso na eliminação dos focos do mosquito, Edson faz uma alerta. “Não podemos baixar a guarda com o mosquito. Necessitamos do compromisso de todos nas ações de prevenção”. O mutirão de combate à dengue no campus USP de Bauru também desenvolve um trabalho de orientação com panfletos e cartazes voltados à conscientização das pessoas.

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia