Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
06/04/2011

Saliva é tema de simpósio na FOB

No dia 9 de abril, a partir das 8h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) será realizado o “Brazilian Saliva Symposium” (Simpósio Brasileiro de Saliva) trazendo a Bauru os principais pesquisadores de saliva no mundo.

O evento é uma promoção da FOB/USP em parceria com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) que é a Divisão Brasileira da IADR - International Association for Dental Research (Associação Internacional de Pesquisa Odontológica).

Maria Fidela de Lima Navarro, professora titular do Departamento de Dentística da FOB/USP e coordenadora do simpósio informa que a proposta do evento é despertar na comunidade científica brasileira, a importância dos estudos usando saliva, que é um fluído corpóreo, que permite fazer vários tipos de abordagens no aspecto de diagnóstico de doenças, na avaliação da própria saliva e nas ocorrências bucais.

A saliva é liberada pelas glândulas salivares, que são várias na boca, e a sua principal função é ser protetora dos tecidos duros como os dentes e dos tecidos moles da boca.

O evento que será realizado até às 18h30, do dia 9 de abril, conta com 7 palestras sobre aspectos voltados para o diagnóstico de doenças usando a saliva, avaliação das proteínas salivares, diagnóstico de HIV usando saliva, a importância da saliva no contexto da saúde em geral, entre outros temas.

A vice-diretora da FOB/USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado informa que a faculdade tem uma parceria com a Schulich School of Medicine and Destistry, no Canadá, que formou um grupo de pesquisa para o estudo do diagnóstico de dengue e outras doenças tropicais, utilizando a saliva.

O grupo é integrado pelo professor Walter Siqueira, da Schulich School of Medicine and Dentistry e um aluno de mestrado, um aluno de pós-doutorado e diversos professores da FOB/USP, que inclusive se reunirão para discutir este projeto de pesquisa durante esta semana.

O simpósio é dirigido aos profissionais e estudantes das várias áreas da saúde e das ciências biológicas. Os interessados podem ser inscrever e obter informações adicionais nos sites: http://www.sbpqo.org.br e   www.fob.usp.br e também podem se inscrever no dia do evento.