Acontece na FOB 30º Congresso Odontológico

Marianne Ramalho, Assessoria de comunicação da PUSP-B
16/05/2017

Acontece na FOB 30º Congresso Odontológico

Aconteceu no dia 17 de maio, às 19h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) a abertura do 30º Congresso Odontológico de Bauru (COB) – Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro.

A solenidade contou com a presença de autoridades da USP, membros da comunidade universitária e convidados.

A programação de abertura contou com a apresentação musical do tradicional grupo bauruense Mugenkyo Bauru Wadaiko, acompanhado por Shozo Nakamine, diretor cultural e coordenador do Taikô.

Taikô significa tambor, instrumento confeccionado em couro e madeira, e tocado com as mãos ou com o uso de uma baqueta. O grupo foi formado em 2003 e conta com cerca de 25 integrantes, na faixa etária de 7 a 28 anos.

Programação

O evento será realizado até o dia 20 de maio e o tema deste ano é “As múltiplas faces da Odontologia: explorando protocolos clínicos”, que aborda o conhecimento nas diferentes áreas odontológicas e da saúde, com o objetivo de extrapolar os limites de tratamento da clínica odontológica tradicional, possibilitando diferentes abordagens e o envolvimento multidisciplinar.

Karin Hermana Neppelenbroek, professora do Departamento de Prótese da FOB e coordenadora da Comissão Científica do COB informa que a programação conta com 76 palestrantes nacionais e internacionais, que vão discutir temas nas áreas de odontologia, medicina, fonoaudiologia, enfermagem e prótese laboratorial.

Segundo a professora Karin, além das tradicionais palestras teóricas, esta edição do congresso trará muitas novidades nas diversas faces da Odontologia, sendo ministrados workshops ao vivo em pacientes para procedimentos cirúrgicos como bichectomia (remoção da gordura das bochechas), preenchimentos faciais (aumento de lábio e levantamento de nariz), sedação inalatória com óxido nitroso (sedação do paciente por meio de inalação de um gás relaxante), planejamento digital e confecção de mock up (planejamento computadorizado do sorriso e confecção de um protótipo desse sorriso para o paciente provar e aprovar).

O Congresso homenageia o professor do Departamento de Prótese, Luiz Fernando Pegoraro, ex-aluno e ex-diretor da FOB, que é considerado um importante profissional da odontologia latina na área de Reabilitação Oral.

Informações sobre o congresso podem ser obtidas no site: www.cobusp.com.br