Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Cegos é tema de performance do TUSP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B
21/08/2017

Cegos é tema de performance do TUSP

Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade.

Essa é a experiência performática que o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) traz a Bauru nos dias 24 e 25 de agosto junto ao grupo Desvio Coletivo. Diferente de outras produções que a USP trouxe a Bauru, esta será protagonizada por artistas locais e interessados, que junto a alguns participantes do grupo farão a performance pelas ruas da cidade.

“Cegos” é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.

Oficina

No dia 24 de agosto, das 18h às 22h, no Espaço Protótipo, localizado na Rua Monsenhor Claro, 2-57, em Bauru (SP) será realizada a Oficina “Intervenção Urbana, Performance e vídeo – Preparação para performance - Cegos” .

A Oficina é aberta  a qualquer interessado até o limite de 25 inscritos, desde que a pessoa tenha disposição física para realizar a caminhada pela cidade. A Oficina e a performance são complementares, então quem participa da performance no dia 25 de agosto tem que fazer a oficina no dia 24 de agosto. Não será permitido que a pessoa participe apenas de uma delas.

O interessado tem que fazer a inscrição pelo formulário on-line e observar o regulamento, para participar gratuitamente da ação cênica.

Link do formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8SssT8s1HU1xUKwcghBJHu5moJ9cOelnoYwbVG6ftuatJ_A/viewform?c=0&w=1&includes_info_params=true

Performance “Cegos”

A performance será realizada no dia 25 de agosto das 8h às 12h, o percurso será combinado com os participantes e vai acontecer pelas ruas de Bauru. O público que verá são transeuntes porque tem esse caráter de teatro itinerante.

Segundo Francisco Serpa Peres (Xyko), orientador de Artes Dramáticas do TUSP o grupo é muito importante dentro desta cena de intervenção urbana, que é uma tendência que cresce cada vez mais nos centros das cidades. 

Isto porque os grupos começam a sair da sala fechada para os espaços públicos, mas desta vez com um caráter mais de composição com a cidade do que apenas de apresentação em espaços abertos como uma praça. Eles tomam um caráter de composição com o espaço, mais do que de apresentação cênica, acrescenta Xyko Peres.

Grupo Desvio Coletivo

O grupo Desvio Coletivo é uma rede de criadores em cena teatral contemporânea, que atua na zona de fronteira entre o teatro, a performance e a intervenção urbana. O grupo é coordenado pelos diretores Marcos Bulhões e Priscilla Toscano e integrado por Leandro Brasilio, Marie Auip, Rodrigo Severo e Viny Psoa.

A estreia de “Cegos” aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, seguida de ação no Rio de Janeiro. Desde sua criação em 2011, já foram realizadas 40 apresentações em 21 estados brasileiros, Distrito Federal e sete países (França, Holanda, Espanha, Estados Unidos e etc) envolvendo em sua trajetória mais de mil participantes.

Instruções para os inscritos

Cada inscrito deverá trazer o seu figurino para participar da performance.

Instruções sobre o figurino:

Traje social: pode ser comprado numa loja de roupa de 2ª mão, pode ser velho, pois será todo coberto de argila. Preferencialmente optar pela cor bege, branca ou castanho-claro, pois fica mais fácil a cobertura com argila sem deixar defeitos.

Homens: paletó, camisa, gravata, calça social, sapato social, pasta ou maleta de trabalho. (Itens de figurino obrigatório).

Mulheres: vestido, saia ou calça social, blazer ou tailleur, camisa ou blusa por baixo do blazer, sapato social (usar salto apenas se for acostumada) e bolsa, pasta ou maleta de trabalho. (Itens de figurino obrigatório)

Informações adicionais podem ser obtidas com Xyko Peres, orientador de Artes Dramáticas do Teatro da USP (TUSP) nos telefones: (14) 98174-6273 ou (11) 99798-1988 ou no e-mail: xykoperes@usp.br    

Foto: Performance “Cegos”

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia