Imagens 360º de Bauru no Google Earth

22/12/2010

Imagens 360º de Bauru no Google Earth

As primeiras fotos panorâmicas de Bauru em 360 graus agora podem ser acessadas pelo Google Earth, programa que disponibiliza na Internet imagens tridimensionais do planeta. As primeiras imagens da cidade a serem aceitas no site 360cities e publicadas no Google Earth são do Parque Vitoria Régia, Viaduto 23 de Maio e Praça Salim Haddad. O trabalho foi desenvolvido pelo fotografo amador e servidor da Coordenadoria do Campus de Bauru da Universidade de São Paulo (CCB-USP), Paulo Cesar Zagatto.

Esse gênero de foto permite a visualização total ao redor do tema, esquerda/direita e acima/abaixo, utilizando teclas de navegação ou movimentando o mouse. O trabalho foi feito com uma câmera digital comum. “Sempre gostei de navegar pelo Google Earth e observei que várias cidades possuíam fotos panorâmicas, menos Bauru. Foi então que comecei a coletar informações através do site ‘360cities.net’, especializado nesse tipo de foto, e percebi que era possível criar uma panorâmica de 360° utilizando-se de câmera fotográfica digital comum”, diz Zagatto.

A escolha dos locais se deu por questões práticas. “Primeiramente, optei pela Praça Salim Haddad Neto, pois está localizada no bairro onde moro e a considero uma das praças mais bonitas de Bauru. E também pela facilidade de acesso, pois no início foram necessárias várias tentativas até chegar a um bom resultado. Outro local escolhido foi o Parque Vitória Régia, sem dúvida nenhuma, o cartão postal da cidade. E o viaduto 23 de Maio, pois queria um registro da Avenida Nações Unidas”, conta.

Zagatto fala do desafio de criar as fotos, pela falta de equipamentos profissionais. Os fotógrafos que utilizam bons equipamentos, com lentes especiais, conseguem criar uma panorâmica com apenas seis fotografias.  Para conseguir uma panorâmica 360° com uma câmera comum, Zagatto teve que fazer mais de 60 registros. Após a coleta das fotos, vem um trabalho demorado de tratamento e manipulação das imagens de forma que fiquem ajustadas corretamente. Para isso são utilizados alguns softwares específicos. “O site 360cities.net, que hospeda centenas de panorâmicas do mundo todo, é muito exigente quanto a qualidade das fotos. Por isso, antes de ter a primeira foto aceita e publicada, várias anteriores foram reprovadas. É uma questão de ir adquirindo experiência, também”.

Para se ter uma ideia, Jeffrey Martin, um dos fundadores do site 360cities.net, criou recentemente a maior panorâmica do mundo. Feita na cidade de Londres, ela possui 80 gigapixels. Um trabalho fantástico que deve entrar para o livros dos recordes (Guinness World Records). As fotos de Bauru podem ser vistas através do software gratuito Google Earth ou através do perfil de Paulo Zagatto no site 360cities:
www.360cities.net/profile/paulozagatto?utm_source=google_earth&utm_medium=all_images