Conteúdo atualizado em 26.04.2024

FOB-USP em Rondônia completa 10 anos

07/11/2012

FOB-USP em Rondônia completa 10 anos

No dia 30 de novembro de 2012 acontece o evento “FOB-USP em Rondônia: 10 anos de Pesquisa, Ensino e Extensão Universitária”. Palestras, seminário, uma exposição descritiva e interativa sobre o tema e o lançamento do livro “Odontologia e Fonoaudiologia - Dez anos de Práticas Clínicas e Políticas Públicas em Projeto de Extensão: FOB-USP em Rondônia” integram a programação.

As comemorações acontecem a partir das 8 horas no Teatro Universitário “Dioracy Fonterrada Vieira” da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), sob coordenação dos professores Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos, com o apoio da Diretoria da FOB-USP.

Para os organizadores, a experiência acumulada, as estratégias e táticas postas em prática e os resultados alcançados pelo projeto podem fornecer subsídios básicos para que universidades, faculdades, cursos isolados, enfim instituições de ensino superior entendam o modelo implantado e iniciem ou modifiquem seus próprios projetos em benefício da comunidade científica e da população em geral. “É um exemplo de sucesso e com certeza irá receber a atenção merecida por parte de alunos de graduação e de pós-graduação, coordenadores de cursos, docentes, pesquisadores e militantes no serviço público, nas esferas municipal, estadual e federal”, informam.

Para a programação do seminário foram convidados renomados coordenadores de projetos de Extensão Universitária da USP, ente eles os professores Luís Marcelo Aranha Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas; Chao Lung Wen, Rosangela Suetugo Chao e Luiz Fernando Ferraz da Silva, da Faculdade de Medicina; Wilson Mestriner Junior, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; Magali de Lourdes Caldana e José Roberto de Magalhães Bastos, da FOB-USP.Já o livro “Odontologia e Fonoaudiologia - Dez anos de Práticas Clínicas e Políticas Públicas em Projeto de Extensão: FOB-USP em Rondônia” tem a proposta de difundir os trabalhos relacionados às políticas públicas e atividades clínicas desenvolvidas dentro do Projeto.

A base da obra foi a experiência vivida no município de Monte Negro, interior do Estado de Rondônia, comunidades adjacentes e outras áreas de interesse.O Programa FOB-USP em Rondônia é um projeto de Extensão Universitária que acontece semestralmente e conta com o apoio institucional na USP, para garantir sua continuidade e sustentabilidade. Durante cada expedição são realizados procedimentos de Promoção de Saúde, Prevenção de Doenças e Reabilitação em Odontologia e Fonoaudiologia. Todas essas ações são descritas no livro, bem como o histórico do surgimento do Projeto, o papel da Universidade junto à comunidade, práticas de Educação em Saúde, incluindo Tele-educação e Telessaúde e perspectivas futuras.

Programação completa

8 horas: Abertura oficial

8h45: Lançamento do livro e visita à Exposição descritiva e interativa em comemoração aos 10 anos do Projeto “FOB-USP em Rondônia: Uma Experiência para a Vida!”

9h30: Coffee break

10 horas: Palestra: “Projeto FOB-USP em Rondônia: 10 anos de Experiência para a Vida”. Profa. Dra. Magali de Lourdes Caldana (Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP). Prof. Dr. José Roberto de Magalhães Bastos (Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP)

11 horas: Palestra: “Atuação do ICB5/USP em Rondônia”. Prof. Dr. Luis Marcelo Aranha Camargo (Professor Doutor do Instituto de Ciências Biomédicas – USP)

12 horas: Almoço