Realizado encontro de cabeça e pescoço

24/03/2014

Realizado encontro de cabeça e pescoço

Duzentos profissionais participaram no dia 24 de março, do “Encontro com pesquisadores da Universidade Queen Mary (Londres/Inglaterra) discute câncer de cabeça e pescoço: células-tronco, inflamação e estresse”.

O evento foi promovido pelo Departamento de Ciências Biológicas (Disciplina de Histologia) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), com a coordenação de Camila de Oliveira Rodini Pegoraro, docente da Disciplina de Histologia da FOB/USP.

O encontro constou de duas palestras, ministradas pelos pesquisadores Ian Mackenzie e Ania Korszun, e foi realizado no Teatro Universitário "Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB/USP, com início às 14h30, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo Camila Pegoraro, o objetivo do evento é contribuir para a consolidação da parceria científica entre a FOB/USP e a Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Queen Mary de Londres, em estudos nas áreas de câncer de cabeça e pescoço, em especial, em células-tronco de câncer.

A professora informa que o início da colaboração científica ocorreu durante seu estágio de pós-doutoramento (com apoio da Fapesp) no laboratório de células-tronco de câncer do professor Ian Mackenzie, período em que realizou treinamento técnico-científico relacionado ao estudo dessas células.

Ela afirma que um projeto de pesquisa na modalidade Jovem Pesquisador, que envolve o professor Ian como colaborador, encontra-se em análise pela Fapesp e, se aceito, possibilitará à FOB transformar-se em centro de referência no estudo de células-tronco de câncer de boca.

Os pesquisadores permanecem no campus de Bauru da USP até o dia 27 de março e manterão contatos com professores e pesquisadores da FOB/USP e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

Arte: Camila Medina (FOB/USP)