Professor da FOB-USP nomeado editor da JDR

10/06/2016

Professor da FOB-USP nomeado editor da JDR

O professor Gustavo Pompermaier Garlet, atual chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), foi nomeado editor associado da revista científica Journal of Dental Research (JDR).

Este é o periódico de maior prestígio da Odontologia mundial, figurando em primeiro lugar no ranking do Journal of Citation Research, base de dados que avalia indicadores indexados na Web of Science.

O professor Garlet também se tornou o primeiro representante de uma universidade latino-americana a integrar o grupo. Até então, a equipe de editores associados da revista era formada por pesquisadores de instituições da América do Norte e Austrália.

Depois de atuar nos últimos anos como co-editor-chefe e editor-chefe da revista científica da FOB-USP, “Journal of Applied Oral Sciences” (JAOS), e como revisor e membro do Editorial Board da JDR, atendendo a um convite do professor William V. Giannobile, editor-chefe, Garlet torna-se oficialmente editor associado. A “Journal of Dental Research” é editada pela International e American Association for Dental Research (IADR e AADR).

Internacionalização

“Considerando que os demais editores são docentes de instituições de ensino e pesquisa com destaque internacional (Oregon University, University of Pennsylvania, University of North Carolina, University of Michigan, University of British Columbia e University of Dundee School of Dentistry), minha presença no corpo editorial do JDR também significa a presença da FOB-USP nessa seleta lista de instituições que, diretamente ou indiretamente, fornecem o suporte para a plena atuação de seus docentes e pesquisadores”, ressalta Garlet.

O professor da USP destaca também que a evolução do processo de internacionalização da sua faculdade se mostra contínua e que sua atuação na revista JAOS teve um papel importante no convite para atuar junto ao JDR. “Como a JAOS é editada pela FOB-USP, essa também é uma forma de reconhecimento da excelência da atuação da nossa revista e do respeito das instituições internacionais”.

Os editores associados da JDR têm como função analisar criticamente os manuscritos enviados a publicação no periódico, inicialmente para determinar se o trabalho se enquadra no escopo da revista, se apresenta solidez cientifica e originalidade que confiram uma alta prioridade para o manuscrito. Passada essa fase inicial, cabe aos editores associados selecionar revisores para os manuscritos, analisar os comentários dos revisores, e atuar diretamente na decisão quanto a publicação ou não do manuscrito, assim recomendar possíveis modificações necessárias para o aprimoramento do trabalho.

O novo editor-associado da JDR lembra que da mesma forma que sua indicação representa um reconhecimento da FOB-USP, também significa um reconhecimento da excelência da pesquisa odontológica brasileira. “De fato, autores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil estão no ‘top 5’ dos autores de artigos publicados na JDR nos últimos anos.

A seleção de um pesquisador brasileiro, atuando em uma universidade brasileira, para ocupar uma posição de destaque na JDR, como o primeiro representante de uma instituição latino-americana a integrar tal grupo, é grande indicativo de reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada no Brasil em nossa área, e com certeza reforça a inserção interacional dos pesquisadores brasileiros”, conclui Garlet.