Brasil sedia pela primeira vez Congresso Mundial de Audiologia

Luís Victorelli Com Assessoria de Imprensa ICA/EIA
29/03/2010

Brasil sedia pela primeira vez Congresso Mundial de Audiologia

Pela primeira vez o o Brasil vai sediar o International Congress of Audiology (ICA), evento que já está em sua 30 ª edição. Trata-se de um congresso bienal que ocorre em diferentes cidades do mundo com o objetivo de discutir as importantes questões da área audiológica. Juntamente ocorre o 25º Encontro Internacional de Audiologia (EIA). Ambos prosseguem até o dia 1º de abril no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Participam dos eventos cerca de 900 pessoas de 25 países. Estão inscritos 616 trabalhos científicos das diferentes sub-especialidades da Audiologia como pôsteres, temas livres a apresentações orais, além de 21 trabalhos que concorrem a prêmio. O ICA 2010 este ano está sendo organizado pela Sociedade Internacional de Audiologia (ISA) e pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA) que se propôs a fazer esta parceria internacional para propiciar uma melhor visibilidade da Audiologia Brasileira e receber pesquisadores dos diferentes continentes.

A história das últimas edições do evento mostra a importância desse encontro para a área de Audiologia, tendo sido sediado em países da Europa e America do Norte e agora na America do Sul. Desde 2002, a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) é responsável pela organização do EIA - Encontro Internacional de Audiologia, considerado o mais importante evento cientifico da área de Audiologia no Brasil, que teve sua primeira edição em 1985 sob a coordenação dos Professores Doutores Orozimbo Alves Costa Filho e Maria Cecilia Bevilacqua.

O Congresso enfoca temas apresentados em recentes pesquisas, palestras com convidados nacionais e internacionais, workshops interativos, rodadas clínicas e discussões coordenadas por renomados palestrantes. Participam dos eventos profissionais da área da Saúde, pesquisadores da Fonoaudiologia, médicos, e outras áreas relacionadas à saúde auditiva, além dos representantes dos conselhos de profissão e sociedades científicas.

A Universidade de São Paulo, campus Bauru, conta com a participação de vários docentes, pesquisadores, profissionais, além dos alunos de graduação e pós-graduação que estarão apresentando dados de pesquisas desenvolvidas nesta área pelo Centro de Pesquisas Audiológicas, pela Divisão de Saúde Auditiva do Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru.

As Políticas de Atenção à Saúde Auditiva também terão especial destaque na programação com a participação de representantes do Ministério da Saúde juntamente com a professora Maria Cecilia, que foi convidada para a Conferencia de abertura do evento e que também organizou o fórum sobre Políticas Públicas, cujo objetivo é fortalecer e estreitar o diálogo entre as instituições acadêmicas, serviços de saúde auditiva do pais e órgãos governamentais. Maria Cecilia, hoje, está na Presidência da Academia Brasileira de Audiologia.

Conferencias e mesas redondas irão tratar de temas da atualidade como Implante Coclear, Prevenção e o impacto mundial da deficiência auditiva. Mas informações pelo site www.ica2010.com.br