Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
23/05/2022

Saúde da mulher é tema de jornada na USP

A II Jornada da Saúde da Mulher (JORMU) acontece presencialmente de 26 a 28 de maio, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento multidisciplinar é organizado por alunos do Curso de Medicina do campus USP de Bauru, e tem como coordenadores os professores Mariane Nunes de Nadai e Enio Luis Damaso e a aluna Anna Clara Ribeiro Novato.

A solenidade de abertura da Jornada será no dia 26 de maio, às 18h, no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB-USP e é aberta a participação de profissionais ou estudantes da área de saúde, bem como interessados no tema.

O evento propõe reforçar a necessidade de articulação entre o tecnicismo, psicológico e social, visando construir uma prática em saúde adequada à realidade social e comprometida com a superação dos entraves à proposta de saúde integral da mulher.

Para isso, a Universidade pública é utilizada como espaço para debate das práticas biologicistas, às quais as mulheres estão ainda sujeitas, e atualização do conhecimento em saúde como forma de cuidar, no sentido holístico da palavra, dentro do contexto de experiências e necessidades femininas.

Além de promover palestras com professores convidados vindos de vários locais do Brasil, a Jornada também contará com apresentações de trabalhos científicos, relacionados à saúde da mulher, de quaisquer áreas do conhecimento, podendo ser relatos de caso, estudos de revisão ou tema livre.

Durante a Jornada serão discutidos temas como: Desmistificando o Outubro Rosa, Métodos Anticoncepcionais, Transtornos Alimentares e/ou de Imagem, Prazer Feminino, Infertilidade, Violência Obstétrica, Mulher Climatérica, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até a véspera do evento. Informações no site: https://www.jormu.com.br/