Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
25/01/2024

TV USP exibe especial de 90 anos da USP

Como a Educação muda vidas? Como a universidade pública é capaz de criar pontes entre os sonhos e a realidade? Como a democratização do Ensino Superior torna possível o antes inalcançável?

Essas questões estão presentes no programa ‘A USP é para Todos, a USP é de Todos’. O especial, que foi produzido pela TV USP Bauru - órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP em Bauru – celebrou o aniversário de 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) e foi ao ar na TV Câmara na quinta-feira (25), às 20h.

Com 22 minutos de duração, o produto traz as histórias e depoimentos de três alunos que simbolizam a importância da universidade pública, especificamente a USP, em suas vidas: Fabiana Martins entrou em Fonoaudiologia aos 39 anos após ter parado de estudar por cerca de duas décadas; Beimaklym Garcia cursa Odontologia e quer reverter os conhecimentos adquiridos para ajudar os povos indígenas e ribeirinhos; e Suélen Nascimento passou em Medicina após ouvir por anos que “filho de pobre e preto” não tinha como entrar nesse curso.

“Esse especial foi ao ar exatamente no dia 25 de janeiro, quando a USP completou 90 anos. Nossa ideia foi marcar essa data com um programa que deixasse bem evidente como a educação pública e de qualidade impacta a vida das pessoas, e como a universidade é o elo entre sonhos e objetivos concretos. Essas três histórias, na verdade, simbolizam muitas outras trajetórias e vidas transformadas pela Educação”, destaca Vitor Oshiro, jornalista da TV USP.

Guilherme Bacciotti, editor de imagens e artes da TV, reforça o papel da democratização do Ensino Superior. “Nos últimos anos, temos visto ações da USP visando uma inclusão cada vez maior, como a própria política de cotas. Inclusive, todos esses personagens do especial acessaram a universidade por meio de reserva de vagas. Assim, quisemos destacar o quão é importante essa política para democratização de fato da educação e o acesso ao Ensino Superior”.

SERVIÇO

O especial ‘A USP é para Todos, a USP é de Todos’ pode ser visto no link:  https://youtu.be/qTSxZd0Hmag

Foto: Fabiana Martins entrou em Fonoaudiologia aos 39 anos após ter parado de estudar por cerca de duas décadas

(Vitor Oshiro, jornalista da TV USP Bauru)