Dra. Fidela assume presidência da IADR

16/08/2010

Dra. Fidela assume presidência da IADR

A professora Maria Fidela de Lima Navarro, ex-diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, acaba de assumir a presidência da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR, na sigla em inglês). Desde sua fundação, em 1920, é a primeira vez que a entidade é presidida por um representante dos países emergentes.

A posse aconteceu durante o 88º congresso da entidade realizado no mês de julho em Barcelona, na Espanha. Com 12 mil associados, a IADR é a principal organização de pesquisa dentária mundial. Como nas regras da IADR o presidente começa como vice, Fidela assumiu a vice-presidência da entidade em 2008, foi presidente eleita em 2009 e assumiu o cargo máximo agora em 2010, onde segue até 2011.

A próxima a ocupar o cargo será sua atual vice, a americana Dianne Rekow, pesquisadora da Universidade de Nova York. A International Association for Dental Research foi criada por um grupo de 25 cientistas, sob a liderança de um bioquímico, William J. Gies.

Seu primeiro presidente foi James Leon Williams. Fidela é a 87ª presidente. Antes de ser indicada para concorrer à presidência da entidade, a professora da USP já havia atuado em distintos campos da associação: presidente da Divisão Brasileira da IADR em 1994/95, member-at-Large da diretoria da IADR, de 95 a 98, além de ser membro do Membership & Recruitment Committee e presidente do Programa de Desenvolvimento Científico Regional.

Reconhecimento

Para o reitor da USP, João Grandino Rodas, “a nomeação da professora Maria Fidela de Lima Navarro como presidente da IADR representa o reconhecimento, em seu mais alto nível, à competência e dedicação dessa importante docente, bem como à pesquisa realizada pela nossa Universidade, em especial na Faculdade de Odontologia de Bauru.”

O diretor da FOB, José Carlos Pereira, considera que “a recente investidura da professora Maria Fidela de Lima Navarro como Presidente da entidade significa mais que o reconhecimento além-fronteiras de seu mérito pessoal como pesquisadora e gestora que todos nós, do Brasil, já conhecemos. Definitivamente, expõe ao mundo o status alcançado pela pesquisa odontológica brasileira, ao mesmo tempo em que consolida a posição da Faculdade de Odontologia de Bauru e da própria Universidade de São Paulo no cenário científico internacional”.

Leia a entrevista da professora Maria Fidela na publicação internacional Dental Tribune