Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Calouros recepcionados com programação variada

14/02/2019

Calouros recepcionados com programação variada

No dia 17 de fevereiro, às 9h30, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) aconteceu a cerimônia de abertura da XXI Semana de Recepção aos Calouros da FOB-USP 2019, recepcionando alunos dos cursos de Odontologia (50 vagas), Fonoaudiologia (40 vagas) e Medicina (60 vagas).

O tema da semana é “Chega Mais” e tem como presidente do Grupo Setorial Pró-Calouro da FOB-USP 2019, a professora do Departamento de Fonoaudiologia, Natália Barreto Frederigue Lopes; como vice-presidente a professora do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos, Juliana Fraga Soares Bombonatti e o professor do Curso de Medicina, Augustus Tadeu Relo de Mattos.

A professora Natália informa que a programação da Semana, que acontece de 17 a 22 de fevereiro foi elaborada com base nas experiências dos anos anteriores, bem como nos relatos dos veteranos dos três cursos de graduação, visando atender às expectativas desses jovens universitários.

Serão realizadas atividades com ações sociais, educacionais, culturais e esportivas, no intuito de promover a integração entre os calouros, além de atividades que os informem a respeito do que a FOB e o campus de Bauru da USP pode oferecer para eles na vida acadêmica e social.

A programação envolve o projeto integração “Universidade e Família”, com a abertura no domingo, dia 17 de fevereiro, possibilitando a presença dos familiares, em especial os pais.

A programação é variada e destaca-se no dia 18 de fevereiro, às 9h, no Teatro Universitário da FOB, Aula Magna, com o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP.

No dia 19 de fevereiro, às 14h, na Sala de Treinamento do Tiro de Guerra de Bauru será realizada a atividade “Chega mais perto – vivências”, com a professora Dagma Venturini Abramides e o professor Augustus Tadeu Relo de Mattos para falar sobre saúde mental, com jogos e dinâmicas e será apresentado o Plantão de Apoio Psicológico ao Universitário (PAPU).

No dia 21 de fevereiro, às 18h, no Teatro Universitário da FOB será realizada a palestra motivacional "O que é impossível?" com Thais Pegoraro, formada em direito com MBA em Gestão Empresarial. Headhunter e consultora de carreira para executivos e trabalho com desenvolvimento humano dentro das organizações.

Thais Pegoraro desenvolveu o Projeto S.E.T.E. - Superação com Experiências que Transformam e Ensinam, e concluiu o Projeto Sete Cumes em 1 ano e 9 dias, sendo a primeira brasileira a bater o recorde de tempo de conclusão desse projeto, incluindo o Everest. Ela foi três vezes TED Speaker.

Após a palestra motivacional será realizada a apresentação da Banda Sinfônica do Projeto Guri. Tanto a palestra motivacional quanto a apresentação da Banda Sinfônica são eventos abertos somente à comunidade interna do campus USP de Bauru.

Durante esta semana estão sendo realizadas duas campanhas sociais: “Calouro Humano Adota uma Pessoa Idosa”, com arrecadação de produtos de higiene pessoal para visita ao Asilo Vila Vicentina de Bauru e “Alimentar-se Bem – Cuidados em Saúde”, com arrecadação de um saco de arroz ou feijão para a Associação de Combate ao Câncer de Bauru.

Informações sobre a programação da Semana de Recepção podem ser obtidas no telefone do Serviço de Graduação da FOB (14) 3235-8292 ou no e-mail: procalouro@fob.usp.br

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB-USP)