Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
22/02/2024

TV USP mostra jornada de alunos de Medicina

Uma jornada de seis anos de amadurecimento. É essa a proposta do documentário “A Primeira Turma”, filme produzido pela TV USP Bauru - órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP em Bauru (PUSP-B) – e que acompanha cinco alunos da primeira turma do Curso de Medicina da USP Bauru, vinculado à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), desde o dia da matrícula até a formatura.

O longa, que faz parte das comemorações dos 90 anos da Universidade de São Paulo, já está disponível gratuitamente no Youtube, pelo link: https://youtu.be/QHRijqkDcbc.

Com 1 hora e seis minutos de duração, o documentário mostra os desafios, adaptações, tristezas, alegrias, sonhos e conquistas de cinco alunos da simbólica primeira turma de Medicina.

São eles: João Vitor Mota Lanzarin, José Henrique Pereira Pinheiro, Juliana Yeto Dorigan, Luana Alves Roris e Luiz Eduardo Sibien Musso.

“Nossa ideia foi mostrar o amadurecimento do curso de Medicina por meio do amadurecimento desses alunos. Mostrar quem eles eram no dia da matrícula e quem eles são agora, saindo da USP formados. Tem uma frase no audiovisual que diz ‘Para se contar a história dos Correios, conte a história de uma carta’. Foi essa a nossa proposta”, destaca Guilherme Bacciotti, editor de imagens e artes da TV USP Bauru.

Os primeiros depoimentos foram colhidos em fevereiro de 2018, quando os alunos chegaram no Campus. Depois, houve novas entrevistas ao fim do primeiro ano e no término do curso, acompanhando esses jovens também na esperada formatura.

“Nesse percurso todo, tivemos uma pandemia; e eles falam sobre como foi atravessar tudo isso no documentário. Além das experiências pessoais e das dificuldades, contam como foi participar da formação do curso, já que eram da primeira turma, e de conquistas históricas, como o movimento pela abertura do Hospital das Clínicas”, complementa Vitor Oshiro, jornalista da TV.

“Nossa proposta não foi fazer um institucional do curso de Medicina da USP Bauru. Foi mostrar a formatação desse curso de dentro, de quem estava vivendo ele. Então, por isso dizemos que é uma jornada de amadurecimento dos alunos e do próprio curso. Inclusive, tem uma pergunta que fizemos em todas as entrevistas: ‘quem é você?’. E é muito legal ver quem eram essas pessoas lá no início de 2018 e quem elas são agora, seis anos depois”, finaliza Paula Marques, produtora da TV.

SERVIÇO

Os programas ainda são exibidos na TV Câmara Bauru (canais 10 da NET ou 60.3 UHF digital), com estreias inéditas toda quinta-feira, às 20h.

(Vitor Oshiro, jornalista da TV USP Bauru)

Foto: Luiz Musso é recebido para cursar Medicina na FOB-USP

Crédito da foto: Denise Guimarães