Conteúdo atualizado em 26.04.2024

5ª Edição do livro “O 'Ser' Professor" será lançado quinta

08/12/2010

5ª Edição do livro “O 'Ser' Professor

Nesta quinta-feira, dia 9, será lançada a 5ª edição do livro “O ‘Ser’ Professor - Arte e ciência no ensinar e aprender”. Segundo o autor Alberto Consolaro, professor da FOB-USP, a obra foi escrita para todos aqueles que precisam falar em público, ministrar aulas, fazer apresentações de produtos e argumentar. O lançamento acontece às 20 horas no Espaço E+Artes, Avenida Getúlio Vargas, 19-66.

O livro discorre sobre a carreira universitária, como participar de concursos e bancas examinadoras e aborda até a etiqueta acadêmica exemplificando alegre e ironicamente as gafes mais comuns cometidas por aqueles que vivem no meio universitário. Enfoca ainda as características das novas gerações, inclusive da geração Y, e como atuar com estes jovens na arte de ensinar e aprender.

Entre as perguntas que procura responder, estão: Como preparar-se para uma aula expositiva; posturas, condutas e o perfil do professor universitário moderno; como planejar cursos e disciplinas; como evoluíram e por que temos as universidades atuais; quais e como são as várias formas de ensinar e aprender; como é a carreira docente e o cerimonial acadêmico; quais os tipos de cursos e atividades acadêmicas; como enfrentar bancas examinadoras e concursos.

NOVA EDIÇÃO

O autor acredita que o sucesso do livro, agora atualizado em sua 5ª edição, “decorre da linguagem simples e da grande aplicabilidade do seu conteúdo no dia a dia das pessoas que precisam se preparar para a vida acadêmica, participar de bancas e concursos ou ainda que de alguma forma precisam falar em público como argumentar e vender produtos”.

Consolaro lembra que todos, em algum momento do dia, “fazem o papel de professor ao ensinar e repassar algum conhecimento, ou ainda ao servir de exemplo”.  O livro também traz provocações do tipo: Que ministrar boas aulas e apresentações é uma questão de talento; que o professor “manda” e “domina” os alunos porque sabe mais; as defesas de teses e dissertações um verdadeiro teatro; dispensável atuar na vida política da universidade e da sociedade; computador e programas como fator diferencial entre os professores.

O AUTOR

A assessoria do autor ressalta que Consolaro é um professor na essência da palavra. Apresenta uma trajetória de 33 anos na carreira universitária. “Paralelamente à sua grande produção científica, procurou apurar a técnica e a arte de ensinar com exposições claras e objetivas levando suas plateia a viajar por assuntos antes considerados difíceis e que agora tornam se agradáveis e encantadores”.

O autor formou-se na Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Araçatuba, com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), campus de Piracicaba, e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Bauru. É livre docente pela FOB-USP e professor titular pela USP. Atuou ainda em universidades federal e particular. Atua como consultor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da USC e é colunista do Jornal da Cidade.

O livro “O ‘Ser’ Professor – Arte e ciência no ensinar e aprender” é uma publicação da editora DentalPress.