Disciplina incentiva prática de atividade física

11/04/2016

Disciplina incentiva prática de atividade física

A disciplina optativa EFB 0101 "Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva I" é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, que conta com a supervisão e apoio de docentes das Escolas de Educação Física da USP de São Paulo e Ribeirão Preto.

No campus de Bauru ela recebe o mesmo nome e é realizada numa parceria entre a Seção de Práticas Esportivas (SCPRESP) da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. A disciplina oferece 2 créditos-aula na formação do aluno durante o curso.

O objetivo é promover um ambiente de integração entre os alunos dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia da FOB e criar a cultura da prática regular de exercícios físicos.

Para isso são oferecidos aos alunos os conceitos que norteiam a atividade física aeróbica, no caso a corrida, propiciando a vivência de um modelo de treinamento nesta modalidade.

Espera-se com isso, melhorar o desempenho físico de cada aluno com relação a ele mesmo, por meio de prática orientada, e acompanhar sua evolução ao longo do semestre.

O conteúdo teórico-prático envolve os conceitos de treinamento aeróbio; bases fisiológicas e metodológicas do treinamento físico; avaliação, treinamento e reavaliação da capacidade aeróbia.

As aulas são essencialmente práticas, com encontros presenciais e também com orientações e monitoramento à distância. Com o apoio aos conceitos teóricos existem vídeos didáticos que podem ser acompanhados no portal e-Aulas http://eaulas.usp.br

Em São Paulo, as atividades são desenvolvidas no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp). Nos campi do interior, acontecem nos Centros Esportivos, onde alguns dos educadores são os responsáveis por ministrar a disciplina.

No campus de Bauru, sob a coordenação do professor Alexandre Sassaki Rosa, as atividades em grupo acontecem às terças-feiras, das 18h30 às 19h30 e às quintas-feiras são realizadas as orientações para as práticas por conta própria.

A disciplina começou a ser ministrada no segundo semestre de 2015, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Em Bauru ela teve início no primeiro semestre de 2016 e existe a intenção de ser oferecida em todos os semestres.

Podem participar da disciplina todos os alunos de Graduação da FOB. Aos calouros de 2016 ela será oferecida a partir do segundo semestre de 2016. Dentre os 14 alunos matriculados nesta primeira turma, 11 são do curso de Odontologia e 3 do curso de Fonoaudiologia. Aproximadamente 65% deles nunca haviam frequentado alguma atividade oferecida pela SCPRESP de forma regular.

No início da disciplina foram realizados alguns testes físicos (Estatura/Peso/Flexibilidade), e principalmente o teste dos 12 minutos para tentar percorrer a maior distância possível.

Esses dados serviram para conhecer o grupo e fornecer parâmetros para a montagem das planilhas de orientação das atividades. No final do semestre, juntamente com a frequência, os alunos serão reavaliados e suas melhoras de desempenho - comparados com eles mesmos - servirão de base para as notas e aprovação na disciplina.

Informações nos telefones: (14) 3235-8391 ou (14) 3235-8452.

Foto: Professor Alexandre Sassaki e os alunos da disciplina de Prática Esportiva