Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 13.03.2024


USP exibe Traços e Toques de Talentos

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B
15/03/2018

USP exibe Traços e Toques de Talentos

“Traços e Toques de Talentos” é o nome da primeira exposição de 2018 do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), que foi aberta no dia 12 de março, às 16h, no Centro Cultural do campus.

A mostra exibe 18 quadros na técnica de óleo sobre tela e técnica mista e um mosaico sobre madeira.

Os trabalhos são de 19 alunos do Atelier Zaniratto da exposição que é coordenada pelas professoras Angela Maria Zaniratto e Rosa Maria Zaniratto.

A professora Angela Zaniratto considera importante ter este espaço cultural na USP para valorizar os seus alunos talentosos, que gostam muito de pintar e isto serve de incentivo para a cultura e a arte, em especial por valorizar a produção artística de Bauru.

Com relação à técnica dos trabalhos expostos a professora afirma que foi utilizado um material de arte contemporânea, que foi adaptado ao gosto e estilo de pintura figurativa e clássica, que é a preferência da maioria dos alunos do Atelier.

Angela Maria Zaniratto é formada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plástica na Unesp de Bauru e já fez quatro exposições individuais, uma coletânea em dupla e duas coletivas na USP de Bauru.

Após um treinamento em didática da pintura na cidade de São Paulo, no centro de treinamento da Acrilex, cuja fábrica fica em São Bernardo, Rosa Maria Zaniratto iniciou as atividades artísticas em 1975 na cidade de Presidente Venceslau (SP). Em 1981 mudou-se para Bauru, onde ministra aulas desde então.

Da fonoaudiologia para a pintura

A aluna e expositora Maria Cristina Zimmermann trabalhou como fonoaudióloga durante 36 anos no Setor de Fonoaudiologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Cristina está aposentada há dois anos e há um ano e meio participa do Atelier Zaniratto e exibe na exposição uma mandala de mosaico.

“Sempre prestigiei as exposições artísticas da USP e sempre tive vontade de fazer trabalhos artísticos, mas achava que não tinha habilidade e também tinha pouco tempo para isso. Com a aposentadoria e o incentivo da professora Angela Zaniratto pude desenvolver esta atividade que é muito prazerosa e relaxante para mim. Além disso, estou contente em expor o meu trabalho na USP.”

Os 19 alunos expositores são: Cidinha Gazeta, Cirlene Pereira Barbosa, Dirce de Souza Santos, Elizabete Lamkowski de Carvalho, Helena Maria Sebastião Ferreira, Iara Maria de Oliveira, Juliza dos Anjos Bragato, Maria Aparecida Godoi B. Silva, Maria Cristina Zimmermann, Maria de Fátima Azenha, Natividade Lopes Janser, Noêmia Lúcia de Demoro, Ricarte Alvares Matias, Rita de Cássia Mota Franco, Rosana Pernanchine Fraga, Tainara dos Santos Aquino, Telma Regina Gomes Terciotti, Vanessa Muniz de Jesus e Vera Lúcia Martins Lorena.

Serviço: A exposição está aberta à visitação pública até o dia 4 de abril, na Recepção do Centro Cultural do Campus USP de Bauru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações podem ser obtidas no telefone: (14) 3235-8394. O campus da USP localiza-se na quadra 9 da Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, na Vila Universitária em Bauru (SP). 

 

Foto: "Palhaço" de Telma Regina Gomes Terciotti
 
Crédito da foto: Giane Quintela


 

  

 

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia