Conteúdo atualizado em 26.04.2024

USP apresenta espetáculo Rente América

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B

USP apresenta espetáculo Rente América

Numa promoção do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) será apresentado o espetáculo gratuito, “Rente América”, no dia 26 de abril (sexta-feira), às 19h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O espetáculo é uma produção do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), baseado no disco homônimo recentemente lançado, com o duo formado por Ana Malta (voz) e Oscar Aldama (piano)

O show busca fomentar o trabalho de compositores do continente americano, valorizando a música instrumental brasileira, latino-americana e norte-americana.

Ao mesmo tempo, dialoga com diversas linguagens musicais, timbres e texturas não convencionais, onde a voz instrumental revela infinitas possibilidades de cores, tecendo uma rede sonora com o piano.

O espetáculo conta com a estrutura de iluminação de palco, figurino e cenário convergentes à concepção estética abordada pelo duo.

REPERTÓRIO E ARTISTAS

O repertório contempla diversos gêneros musicais entre eles, o samba, baião, choro, milonga, chacarera (dança e música popular originária do noroeste da Argentina desde o século XIX) e jazz através de temas instrumentais de Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Arismar do Espírito Santo, entre outros.

Ana Malta é professora de Canto Popular (MPB-JAZZ) do Conservatório de Tatuí desde 2009. Cantora do grupo Vintena Brasileira desde 2003 gravou os discos “De Baque às Avessas”, “Labirinto”, “Bituca” e “(r) Existir” e participou de diversos shows dividindo o palco com grandes nomes da música, tais como, Hermeto Pascoal, Mônica Salmaso e Hamilton de Holanda. Em 2019, lançou Outra Voz, seu primeiro disco autoral.

Pianista e compositor, Oscar Aldama já se apresentou ao lado de Spok, Raul de Souza, Thiago Espirito Santo, Arismar do Espirito Santo, Cuca Teixeira, Jota P. Ramos Barbosa, Toquinho, e no cenário internacional, com Jose Luis Quintana “Changuito” (Cuba), Daniel Barry (USA), entre outros.

Participou como solista convidado da Orquestra Sinfonica do Congreso Nacional (OSIC) e Orquesta Sinfonica Nacional (OSN) de Assunção, Paraguai, assim como de festivais internacionais de Jazz, como ASUJAZZ e Jazz a la Calle em Mercedes, no Uruguai.

Repertório:

1.    Chorinho (Lyle Mays)
2.    Luar (André Marques)
3.    Vestido Longo (Arismar do Espírito Santo)
4.    Forró na Vovó (Filó Machado)
5.    Palhaço (Egberto Gismonti)
6.    Córdoba (André Marques)
7.    Chorinho pra ele (Hermeto Pascoal)
8.    Milonga Gris (Carlos Aguirre)
9.    Forró Brasil (Hermeto Pascoal)

(Com informações de Débora Venturini, Assessora de Comunicação)

Serviço: