Alunos preparam Congresso Odontológico na FOB/USP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
01/04/2010

Alunos preparam Congresso Odontológico na FOB/USP

No período de 19 a 22 de maio de 2010 será realizado o “23º Congresso Odontológico de Bauru (COB) – Profª Drª Maria Fidela de Lima Navarro”, nas dependências da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Gabriel Salles Barbério, acadêmico do 4º ano do curso de graduação de odontologia e presidente do 23º COB, este evento era denominado anteriormente de Jornada, porém já é considerado um congresso há muito tempo  porque tem a duração de três dias e meio, que é a carga horária de um congresso em qualquer outro lugar do Brasil.

Para Barbério, que espera a participação de duas mil pessoas, entre estudantes e profissinais, “Este ano nós chamamos o evento de Congresso devido a importância da programação científica, com profissionais de renome e famosos no Brasil, bem como professores internacionais que ministrarão cursos com tradução simultânea”.

O professor Luiz Fernando Pegoraro, ex-diretor da FOB/USP é o coordenador científico do COB e teve a preocupação junto com os alunos, na elaboração da programação científica, de levar informações da universidade para o consultório, ou seja, conferir como esta área de estudo e a universidade se unem para edificar a odontologia do século 21.

Durante o evento também serão desenvolvidos workshops “hands on” nos laboratórios da faculdade, onde os profissionais poderão trabalhar com os materiais mais novos da odontologia cedidos por empresas.

Camila da Silveira Massaro, acadêmica do 4º ano de odontologia e representante da Comissão Científica do COB, ressalta que no mínimo 300 trabalhos científicos serão apresentados na categoria oral e na categoria painel, e os resumos serão publicados no periódico Journal Applied Oral Science (JAOS) da FOB/USP, que é uma revista Qualis B internacional, com indexação e inclusão na base de dados MEDLINE, prestigiada no mundo todo.

Com relação ao nome de honra do congresso, Maria Fidela de Lima Navarro, o acadêmico Gabriel Salles Barbério afirma que “Além de ser uma professora de uma área muito respeitada da FOB, a dentística, ela foi diretora da faculdade e integrou a Reitoria da USP. Com isso, nada mais justo do que ser homenageada e integrar este evento na FOB, onde trabalha e desenvolve suas atividades acadêmicas”.

Todas as informações e as adesões no COB podem ser feitas no site: www.fob.usp.br/congresso2010  Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: congresso2010@fob.usp.br ou no telefone: (14) 9602-6035 (com Joselene).

A partir do dia 6 de abril as inscrições poderão ser feitas na secretaria do Congresso, no saguão de entrada da FOB/USP, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Durante a semana do COB também serão realizadas inscrições.