TUSP encena conto de Jorge Amado

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
08/04/2010

TUSP encena conto de Jorge Amado

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é o título da peça teatral que será apresentada nos dias 10 e 11 de abril, às 16h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento, com entrada franca, é uma promoção conjunta do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo e da Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP, com produção executiva de Xyco Peres.

O espetáculo é baseado no conto de Jorge Amado, e discorre sobre a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha, narrada por 16 atores que resgatam a tradição dos contadores de histórias.

Sendo os únicos elementos cênicos, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma história de amor. Este é um espetáculo para todas as idades.

A apresentação foi concebida como Oficina de Montagem da Turma 59 da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP no segundo semestre de 2009, sob a direção de Cristiane Paoli Quito. A dramaturgia a partir de Jorge Amado foi elaborada no texto escrito pelo professor da EAD, Antônio Rogério Toscano e o pensamento corporal de Tarina Quelho.

Esta é uma das obras mais comoventes e líricas do romancista Jorge Amado, que a escreveu em 1948 quando residia em Paris, como presente de aniversário para o seu filho João Jorge. A apresentação tem entrada franca para o público infantil e adulto.

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se no campus de Bauru da USP, na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone: (14) 3235-8394.