Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Centro Cultural realiza exposição “Juntando Cacos”

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
24/10/2023

Centro Cultural realiza exposição “Juntando Cacos”

“Juntando Cacos” é o nome da exposição que pode ser vista no Centro Cultural da USP até o dia 31 de outubro. A mostra realizada na USP é do Espaço AMOsaicos e Ana Tinós.

A proposta dessa exposição é apresentar para a comunidade as inúmeras possibilidades que a técnica do mosaico oferece, seus vários caminhos e estilos, e também valorizar o trabalho e empoderar mulheres que se expressam “Juntando Cacos” de forma artística, dedicada e sensível.

O mosaico é uma expressão artística bastante eclética, seja em estilos ou possibilidades de materiais. Nesta exposição, temos uma pequena amostra disso.

Estão expostos 37 trabalhos de 15 expositoras sobre madeira, cerâmica e pedras, e mosaicos feitos com pastilhas de vidro, azulejos, louças, cerâmica e vidro.

As expositoras são pessoas que frequentam o Espaço AMOsaicos, um Ateliê de Ana Tinós, dedicado ao ensino e prática do mosaico e sua difusão. São mulheres em várias fases da vida, dos 8 aos 70 anos, que encontraram nesta arte uma forma de se expressarem e se desafiarem.

Como professora e orientadora na maioria dos trabalhos expostos, Ana Tinós fez a curadoria e a seleção técnica junto com as expositoras, visando apresentar as várias possibilidades que o mosaico oferece.

A Curadora

Ana Tinós é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Bauru, e faz mosaico há mais de 20 anos, sendo que no início foi autodidata e fazia como hobby, depois fez dezenas de cursos sobre técnicas específicas e básicas de mosaico com materiais variados. Recentemente, fez uma pós-graduação em Arteterapia.

“O mosaico entrou em minha vida, em um momento em que superei várias dificuldades na vida pessoal. Como artista plástica, sempre gostei de fazer trabalhos manuais e artísticos, mas com o mosaico a paixão foi imediata, e depois de muitos anos fazendo mosaico, percebi que além de caquinhos de vidro e cerâmica, eu também colava “cacos emocionais". A partir daí meu olhar para esta técnica mudou. O mosaico é uma técnica artística milenar, o homem faz mosaico há mais de 4.000 anos, mas é também uma técnica terapêutica, onde colamos cacos e ressignificamos objetos. Quem não tem caquinhos para colar ou uma situação para ressignificar?”, enfatiza a curadora da exposição.

O Espaço AMOsaicos localiza-se na Rua Antônio Garcia, 9-8, em Bauru (SP).

Serviço:

Exposição “Juntando Cacos”
Período: Até o dia 31 de outubro
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Local: Centro Cultural da USP Bauru
Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)
Informações: No telefone (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Foto: Ana Tinós com sua obra "Pepe".

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural do Campus USP de Bauru).