Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Bauru recebe Circuito TUSP de Teatro

23/05/2014

Bauru recebe Circuito TUSP de Teatro

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, Bauru é palco do Circuito TUSP de Teatro, com três espetáculos: “Arqueologias do Presente - A Batalha da Maria Antônia” (Opovoempé), “Outro Lado” (Quatroloscinco) e “Baden Baden” (Coletivo Baal). Também acontece o Workshop Criação de Composições.

Todos os grupos participaram da I Bienal Internacional de Teatro da USP – Realidades Incendiárias, realizada em 2013, na capital paulista. Os eventos serão realizados no Teatro da FOB-USP e são gratuitos. As vagas são limitadas.

Confira a programação do Circuito TUSP de Teatro em Bauru:

Dia 23 (sexta) - 14h às 17 horas: Workshop Criação de Composições. Conduzido por Cristiane Zuan Esteves e assistência de Pedro Semeghini. O workshop aborda o método de criação de composições, a partir de exercícios utilizados no processo de criação de "Arqueologias do Presente - A Batalha da Maria Antônia”. Os participantes deverão criar pequenas composições com os temas levantados.

20 horas: Peça “Arqueologias do Presente - A Batalha da Maria Antônia”, do grupo Opovoempé, em versão adaptada. Em um salão de jogos, os participantes do público são convidados a compartilhar memórias, negociar significados, realizar acordos e refletir sobre a construção de formas de democracia. Arqueologias do Presente propõe uma experiência não-convencional ao espectador, em busca dos vestígios da Ditadura Militar Brasileira na estrutura da sociedade e, sobretudo, no seu imaginário. Concepção, direção e dramaturgia: Cristiane Zuan Esteves. Atores: Andrea Tedesco, Beto Matos, Cristiane Zuan Esteves. Criação Musical e Sonoplastia: Pedro Semeguini. Produção: Anayan Moretto. Duração 90 minutos. Classificação 12 anos.

Dia 24 (sábado) – 20 horas: Peça “Outro Lado”, do Quatroloscinco, teatro do comum. Esta é a história de pessoas que compartilham alguns anos de suas vidas dentro de um pequeno espaço. Elas poderiam ter tomado outros caminhos e talvez nunca se encontrado, em milhões de possíveis combinações. No entanto, estão ali. Lá fora, o mundo está um caos e poucos têm coragem de sair de suas casas. Mas amanhã será um novo dia! Amanhã! Quando todos viverão outra época da humanidade. Direção e atuação: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria. Texto: Assis Benevenuto e Marcos Coletta. Figurino: Paolo Mandatti. Criação de Luz: Marina Arthuzzi. Criação de Cenário: Daniel Herthel. Trilha sonora original: Marcos Coletta. Arranjo e Assessoria musical: Sérgio Andrade. Produção: Maria Mourão. Duração 65 minutos. Classificação: 12 anos.

Dia 25 (domingo) – 20 horas: Peça “Baden Baden”, do Coletivo Baal. Inspirada em Bertolt Brecht, Baden Baden procura suscitar a reflexão sobre a morte, a renúncia, o acordo, a ajuda e a violência. Por meio do exercício do acordo, é proposto um julgamento no qual se decidirá se quatro aviadores acidentados merecerão ajuda. A peça estabelece um jogo vivo e sutil no qual a plateia é convidada a se posicionar durante as cenas. Direção: Vicente Concilio Elenco Beatriz Cripaldi, Gabriela Drehmer, Isadora Peruch, Julia Oliveira, Julia Weiss, Mirella Granucci, Nathalie Soler, Thais Carli e Vanessa Civiero. Texto: Vanessa Civiero (livremente inspirado em Bertolt Brecht). Figurino: Mirella Granucci, Luísa Bresolin e Alice Assal. Iluminação: Leandro Lunelli. Repertório Sonoro: Morgana Martins. Funk da Mercadoria: Bernardo Flesch e Luísa Bresolin. Projeto Gráfico: Camila Petersen. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos.

O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta 11ª edição o evento será realizado, além de Bauru, também nas cidades de Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

Desde 2008, o Circuito TUSP de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com workshops e apresentações gratuitas.
Com o seu formato atual, a intenção do Circuito TUSP de Teatro é criar um espaço de contato com uma produção teatral de qualidade para propiciar um local de encontro artístico e gerar debates que possam fomentar a formação teatral.

Os espetáculos escolhidos se lançam em busca de outras sintaxes cênicas, acendem chamas, provocam curtos-circuitos nos modos conhecidos de se desenvolver e revelar a teatralidade. Optamos por grupos e companhias jovens, associadas a universidades com formação em artes cênicas, mas que já contam com o reconhecimento da qualidade de suas produções pela recepção crítica.

A distribuição de ingressos para os espetáculos será realizada com uma hora de antecedência. Mais informações com Francisco Serpa Peres (TUSP) pelo telefone 14 3235-8394. O Teatro da FOB-USP fica localizado na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.