Profa. Maria Aparecida assume Diretoria da FOB

10/03/2014

Profa. Maria Aparecida assume Diretoria da FOB

O reitor Marco Antonio Zago participou no dia 10/03 da cerimônia de posse da nova diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. Junto com o reitor também participaram da cerimônia, realizada no Teatro da FOB-USP, o vice-reitor Vahan Agopyan e os pró-reitores Antonio Carlos Hernandes (Graduação); Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco (Pós-Graduação) e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Cultura e Extensão Universitária), entre outras autoridades. Para o cargo de vice-diretor foi nomeado o professor Carlos Ferreira dos Santos.

O reitor da USP enfatizou a confiança depositada nos novos dirigentes como aliados para o avanço almejado pela Instituição. Em especial citou investimentos em qualidade nas atividades-fim, como no ensino de graduação e na formação de cientistas, professores e profissionais altamente especializados. “Não é o número de trabalhos publicados que interessa tanto, mas a formação de pessoal gabaritado. Queremos gerar conhecimento novo”.

Outro tema abordado pelo reitor foi a importância da transparência. “O que acontece na USP tem que ser colocado à disposição, precisa estar visível à população”, disse. O professor Zago, que assumiu a Reitoria neste ano, também falou dos desafios. “A universidade, assim como o campus de Bauru, tem que, ou pode, se redesenhar”. Para essa tarefa ele destaca três aspectos: dar especial atenção à realidade orçamentária; voltar-se aos interesses gerais da sociedade, mais do que às vontades pessoais, e dedicação prioritária às finalidades da Instituição.

Pelo que depender das palavras da diretora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado o reitor não ficará sozinho nesta empreitada. “Vamos trabalhar juntos”, enfatizou. A começar pela graduação.  “Hoje os alunos não ficam mais entre quatro paredes”, lembrou a diretora sobre a influência das novas tecnologias. “Mas não basta o acesso a equipamentos de elevada sofisticação, temos que produzir conteúdos de boa qualidade”. A diretora adiantou sobre o lançamento para os próximos meses de um laboratório de simulação e treinamento que trará importantes benefícios ao ensino e a pesquisa.

Eleita para a gestão 2014-2018, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado sucede a gestão do professor José Carlos Pereira, da qual foi vice. “Eu também fui vice do professor Pereira na Pós-Graduação da FOB, então foram oito anos de aprendizado, que agora poderei aplicar”. Sobre o cargo de vice e sobre o que espera de seu vice-diretor Carlos Ferreira dos Santos, a nova diretora foi objetiva. O vice tem que estar apto a representar e executar a função de diretor em todos os momentos que isso for exigido e “sobretudo ter a lealdade que a função exige”. “Tem que ser um parceiro, e assim será com o professor Carlos”.

O diretor cessante José Carlos Pereira concordou, reiterando que a nova diretora seguiu à risca o que acabou de dizer.  “Por isso, tenho a certeza de que a FOB-USP sob o comando da professora Maria Aparecida estará em boas e competentes mãos”, finalizou.

Foto: Cerimônia de posse da nova diretora da FOB-USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB-USP).