Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Grupo Tablado Flamenco se apresenta na USP

16/06/2015

Grupo Tablado Flamenco se apresenta na USP

No dia 18 de junho, às 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) será apresentado o espetáculo “Reviver Flamenco”, com coreografia de Renata Cristóvão.

O evento é uma promoção conjunta do Grupo Tablado Flamenco e Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), com organização da Seção de Eventos Culturais da PUSP-B e apoio da FOB.

O flamenco é a música, o canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.

O Grupo Tablado Flamenco iniciou suas atividades em abril de 1996 com a professora e coreógrafa Renata Cristóvão. Durante sete anos realizaram inúmeras apresentações em Lençóis Paulista, Bauru e região, São Paulo e Jacutinga (MG).

O grupo conquistou o primeiro lugar regional do Mapa Cultural Paulista. Em setembro de 2003, encerrou suas atividades temporariamente e em 2011 as atividades foram retomadas.

O espetáculo “Reviver Flamenco” é uma compilação de suas principais coreografias, desde a retomada das atividades do grupo, mostrando diversos palos (ritmos e estilos flamencos). Entre as coreografias, inserções de textos fazem uma breve explanação sobre a arte flamenca e os palos apresentados.

O evento tem entrada franca e solicita a colaboração espontânea de 1 litro de leite para doação à instituição assistencial. O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações no Centro Cultural da USP, no telefone: (14) 3235-8394.

•    Aquecimento e Preparação

Música: La Noche (Djavan)

•    Tangos dos Chavicos

Música: Tangos dos Chavicos (Mawaca)