Artigo discute orientação sexual e gênero

28/07/2017

Artigo discute orientação sexual e gênero

“Abordagem da orientação sexual e identidade de gênero no ambiente universitário de cursos de Odontologia” é o tema do artigo de Carla Andreotti Damante, professora da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e do doutorando Rafael Ferreira, que foi publicado no Jornal da USP.

O trabalho foi apresentado em maio no Congresso Odontológico de Bauru (COB), e em julho no Congresso de Graduação da USP em São Paulo.

O artigo discute a importância da identidade de gênero e a orientação sexual, enfatizando que são questões que merecem destaque nas instituições de ensino superior. E acrescenta que de forma simplificada “identidade de gênero” é como o indivíduo se vê ou sente.

Nesse cenário, a Universidade surge como interlocutor necessário em promover a discussão, promoção de informações e permitir um ambiente igualitário.

O artigo cita como questões emblemáticas na Universidade: “Como estamos recebendo, tratando e formando os alunos?”; “Estamos formando indivíduos isentos de preconceitos?”; “O ambiente universitário promove igualdade entre os indivíduos?” e “O que pode ser feito para melhorar a Universidade?”.

Finalizando o artigo ressalta a importância da existência de grupos de discussão e apoio aos indivíduos no ambiente universitário, com o objetivo de desenvolvimento global do aluno, num ambiente que promova a liberdade de expressão a todos.

Foto: A professora Carla Andreotti Damante e o doutorando Rafael Ferreira