Tomam posse os novos dirigentes da USP

19/01/2018

Tomam posse os novos dirigentes da USP

Os professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes (foto) tomaram posse como reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP).  Quadriênio 2018-2022.

A sessão solene do Conselho Universitário aconteceu no dia 29/01 no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500, em São Paulo).

A chapa de Agopyan e Hernandes foi a mais votada, com 1.092 votos, e encabeçava a lista tríplice, encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, resultante da eleição realizada na Universidade, no dia 30 de outubro. A nomeação foi feita por Alckmin em 13 de novembro.

O novo reitor da USP, Vahan Agopyan, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e Ph.D. pela Universidade King’s College de Londres.

Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa e Inovação em Edificação e Construção.

Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP no período de 2010 a 2014 e ocupou o cargo de vice-reitor da Universidade, na gestão cessante.

O novo vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obteve título de doutor em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália.

É coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP.

Hernandes foi diretor do IFSC no período de 2010 a 2014 e pró-reitor de Graduação na gestão do reitor Zago.

Institucional/Assessoria de Imprensa da Reitoria