Leituras Públicas discute Vestido de Noiva

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
01/04/2011

Leituras Públicas discute Vestido de Noiva

O Programa TUSP de Leituras Públicas, Ciclo V, apresenta no dia 4 de abril, às 19h, a peça de Nelson Rodrigues, “Vestido de Noiva” (1943).

O programa acontece na Casa de Cultura Ponce Paz, localizada na rua Antonio Alves, 9-10, no Centro, em Bauru. O evento é aberto a participação dos interessados com entrada franca.

Leituras Públicas objetiva construir um vínculo do público com obras do universo teatral do cenário nacional e internacional, de forma participativa. A audiência faz a leitura dos textos, escolhidos dentro de uma proposta histórica ou temática.

“Vestido de Noiva” é encenada em 1943, sob a direção de Ziembinski, marcando a renovação do teatro brasileiro ao se voltar para a realidade de cunho psicológico. A peça causou polêmica na época e ainda hoje é considerada forte em sua linguagem e no tratamento do tema, transplantando para o palco a profunda angústia do autor, que contamina os atores e os espectadores.

Despojada da leveza da cena e compondo diálogos fortes e desnudados, a peça apresenta ainda outra inovação, a subdivisão do palco que aparece iluminado de três maneiras, representando três planos: o plano da realidade, o plano da alucinação e o plano da memória. Através da intersecção desses três planos tem-se o conteúdo da peça.

O Programa é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), Teatro da USP, Casa de Cultura Ponce Paz, Secretaria Municipal de Cultura e Seção de Eventos Culturais da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP.

Informações podem ser obtidas com Francisco Serpa (Xyko), orientador de arte dramática do TUSP Bauru, nos telefones: (14)3235-8394 (Centro Cultural) ou
(14) 8174-6273.  e-mail: centrocultural@ccb.usp.br