Conteúdo atualizado em 25.03.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
22/11/2021

Carretas da USP realizam evento em Boraceia

As unidades móveis da Universidade de São Paulo (USP), que compõem um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realizam no período de 23 a 27 de novembro um evento no centro de Boraceia (SP).

O evento foi organizado pelos seguintes professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP: Roosevelt da Silva Bastos, coordenador geral; Regina Tangerino de Souza Jacob, coordenadora da área de Fonoaudiologia e Bella Luna Colombini Ishikiriama, coordenadora da área de Medicina.

O professor Roosevelt informa que se trata de uma grande ação de extensão universitária para a comunidade de Boraceia, e será a primeira vez que as carretas do programa da Pró-Reitoria serão utilizadas no interior.

O evento conta com a participação dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB e as ações serão voltadas para gestantes e mães de filhos pequenos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Durante a ação serão desenvolvidos programas variados ao longo da semana, com orientações para o auto cuidado, para vigilância individual de problemas de saúde relacionados à saúde da mulher, do homem, doenças crônicas como diabetes e a hipertensão, vigilância do desenvolvimento da linguagem, acuidade visual e auditiva, além de assistência à saúde bucal em dentadura decídua e permanente.

A Prefeitura Municipal de Boraceia já se prontificou a financiar óculos e aparelhos auditivos que forem necessários aos que participarem do evento.

Convênio

A Prefeitura Municipal de Boraceia assinou um convênio com a FOB-USP para implantar na cidade, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Por meio dele, estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade podem realizar atendimentos gratuitos à população.

As atividades são relacionadas à Saúde da Família e a Saúde na Escola, neste último caso com ações de epidemiologia e promoção de saúde.

O professor Roosevelt Bastos é o coordenador do Projeto Saúde sem Limites, e esclarece que sua proposta é realizar ações de ensino, pesquisa e extensão em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), com atividades aliadas as unidades de Saúde da Família trabalhando com as equipes de saúde em visitas domiciliares para acompanhamento e educação em saúde e assistência.

Foto: Carreta/unidade móvel da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Crédito da foto: Marcos Santos/USP Imagens