Conteúdo atualizado em 11.04.2025
O Reitor da USP, Marco Antonio Zago, visitou o Campus USP de Bauru no último dia 14 de dezembro. O dirigente foi recepcionado por Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e por Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB e superintendente substituto do HRAC.
O reitor veio a Bauru para cumprir uma agenda de inaugurações, que incluiu o prédio do Centro Integrado de Pesquisa (CIP II), a reforma do prédio da Clínica de Fonoaudiologia e o Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde.
Centro Integrado de Pesquisa II
O CIP II é um prédio com área de 553,48 m2, com dois pavimentos e foi construído ao lado do CIP I, com um corredor para ligar os dois prédios e ambos se localizam em frente ao Banco do Brasil no campus.
O CIP II deve acomodar aproximadamente 20 salas e laboratórios, com estrutura planejada para atender diferentes pesquisas.
Segundo o professor da FOB Rodrigo Cardoso de Oliveira, coordenador do CIP I e responsável pelo CIP II, este novo Centro vai ampliar a área disponível para novos equipamentos e atender melhor os pesquisadores.
“Uma vez que temos uma demanda cada vez maior de pesquisas em diferentes linhas/áreas: materiais dentários, testes mecânicos, testes biológicos, microscopia, etc, o CIP II vai acomodar melhor novos equipamentos, além de proporcionar um ambiente mais integrado entre as diferentes ferramentas. Seu espaço foi planejado de modo a atender várias linhas de pesquisas e necessidades de nossa unidade”, acrescenta o professor Oliveira.
Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde
José Sebastião dos Santos, professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP é o presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina do Campus USP de Bauru.
Segundo o professor, o Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde do Campus USP Bauru foi planejado de forma compartilhada entre Universidade e Sistema Único de Saúde (SUS) e estruturado pela FOB e a Comissão de Implantação do Curso de Medicina.
O objetivo do Núcleo é educar os estudantes da área da saúde e capacitar de forma permanente docentes e profissionais dos serviços.
As atividades do Núcleo serão pautadas em função das necessidades dos cursos, docentes, gestores e servidores da saúde. O professor José Sebastião dos Santos destaca que o Curso de Medicina vai utilizar o Núcleo desde o início do ano letivo para educar estudantes, capacitar docentes e, em função da necessidade, os servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Finalizando Santos afirma que “fica explícito que o Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde é um bem público que está a serviço das necessidades de formação e aprimoramento profissional daqueles que estudam e trabalham na Universidade e no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Clínica de Fonoaudiologia
A Clínica de Fonoaudiologia do Curso de Fono da FOB/USP foi reformada recebendo melhorias que irão implicar num melhor atendimento aos seus pacientes. A Clínica se localiza próximo a Portaria II do campus com entrada pela Rua Henrique Savi.
O prédio tem uma área de 2.369,51m2, com três pavimentos, térreo, 1º e 2º andar.
Foto: Portaria I do campus
Crédito da foto: Tiago Rodella, Assessor de Imprensa do HRAC-USP