Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Em outubro, Letícia Bogaz Zapelão, ex-aluna do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) doou os seus instrumentais odontológicos, incluindo um micromotor para o Banco de Empréstimo de Instrumental Odontológico da faculdade.
Esta atitude é um ótimo exemplo de retribuição as boas condições que o estudante da FOB/USP dispõe para desenvolver suas atividades acadêmicas no campus, servindo de exemplo a outros alunos.
A estudante afirma que foi moradora do Conjunto Residencial Estudantil (Crusp) e durante os quatro anos do curso, além de moradia gratuita e alimentação subsidiada, usufruiu dos programas de apoio ao aluno da USP. Com isto, o seu gesto foi uma forma de agradecer as boas condições que teve como aluna da faculdade.
Embora o curso de odontologia na FOB seja gratuito, cada aluno gasta em média R$ 12.000 mil reais em material odontológico, durante os quatro anos do curso de graduação.
Desta forma, em 2003 o Banco foi criado pelo Serviço Social da Prefeitura do Campus, atual Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP, por meio do Programa de Bolsa Trabalho vinculado na época com a Coseas/USP. Os alunos bolsistas executavam o projeto sob a coordenação do Serviço Social da CCB.
O Banco tem a finalidade de emprestar materiais e instrumentais odontológicos para alunos menos favorecidos, colaborando para que estes alunos não desistam do curso de odontologia por dificuldades na compra dos materiais necessários.
Atualmente, o Banco continua sendo coordenado pelo Serviço Social da CCB em parceria com o Centro Acadêmico e a diretoria da FOB. A assistente social Christine Habib informa que os materiais doados ficam guardados no Serviço Social e são cadastrados e catalogados. Os alunos que utilizam o material, geralmente pelo período de um ano, assinam um termo de empréstimo se responsabilizando pelo cuidado e utilização do mesmo.
Habib esclarece que pretende ampliar o Banco de Empréstimo, por meio de campanhas realizadas com profissionais da área, empresas do ramo odontológico e ex-alunos da FOB. Com isso, a assistente social espera que as doações sejam ampliadas. Com relação a prazo de uso, o empréstimo do material é revisto anualmente e tanto pode ser devolvido como continuar a ser utilizado pelo aluno no período de mais um ano.
O aluno interessado no empréstimo do material deve procurar o Serviço Social da CCB, localizado no prédio do Conjunto Residencial Estudantil (Crusp) e será submetido a uma análise socioeconômica, pesquisa dos materiais/instrumentais que necessita, entre outras informações.
O contato com a assistente social pode ser feito pelo e-mail: christine@ccb.usp.br ou pelo telefone: (14) 3235-8316.
Foto: Letícia Bogaz Zapelão e a assistente social Christine Habib