Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Isabela Spin Rondina, aluna de graduação do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) está realizando a pesquisa de Iniciação Científica “Potenciais impactos da pandemia da COVID-19 na comunicação social e habilidades pragmáticas de crianças pré-escolares”.
O trabalho tem a orientação de Simone Hage, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.
A pesquisa
A pesquisa objetiva analisar os potenciais impactos da pandemia da COVID-19 na comunicação social e habilidades pragmáticas de crianças pré-escolares, favorecendo possíveis alterações de condutas clínicas para as crianças pré-escolares na faixa etária de 2 a 6 anos e 11 meses, que vivenciaram esse período.
A importância deste estudo está em identificar se o isolamento trouxe influência negativa no desenvolvimento da linguagem da criança, na sua capacidade de ajustar sua comunicação às situações e aos outros com quem conversa e de expressar suas necessidades, emoções e informações.
A pesquisadora convida os pais de crianças de 2 a 6 anos a participarem da pesquisa, preenchendo o questionário no link abaixo, que levará em média 8 minutos para ser respondido.
Isabela Spin Rondina ressalta a importância da participação dos pais para contribuir com os resultados da pesquisa, e acrescenta que as informações possuem sigilo absoluto e a identidade do participante não será divulgada.
A pesquisa possui apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está sendo realizada no campus da USP.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEk7H8Uncg5Rztga3ODFjOVFIuFwcuXmjQw8uQVz3e07gsgw/viewform